Administração Municipal e Secretaria de Saúde reunidos nessa terça-feira com diretoras das escolas e representes de diversas entidades e setores locais, para decidir de forma coletiva ações de prevenção ao coronavírus.
Publicado em 19 MAR 2020
ENFRENTAMENTO DO COVID-19 - Município suspende atividades escolares e demais eventos coletivos como medida de prevenção ao coronavírus

ARROIO DO MEIO – A Administração Municipal Comunidade e Família e a Secretaria de Saúde e Assistência Social estiveram reunidas na manhã dessa terça-feira, 17, com diretoras de Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Escola Estadual Guararapes e Escolas Comunitárias de Educação Infantil, representantes de entidades empresariais, religiosas, CDL, ACISAM, STR, LAFA, Apreciam, Núcleo de Cultura e imprensa, para tratar sobre medidas e ações de prevenção à propagação do Coronavírus em Arroio do Meio.

De acordo com o Decreto nº 2.549, artigo 5º, inciso VIII, referente a condutas e medidas a serem adotadas pela comunidade, é indicado: “permanecer em resguardo e recolhimento em seus espaços domiciliares, desenvolvendo sua responsabilidade como cidadão, visto que o momento é de proteção, mas também é necessário permitir a manutenção da produção econômica e sustentabilidade da sociedade”.

Num consenso coletivo, como medida de prevenção ao Covid-19, foi decidido acompanhar a decisão estadual pela suspensão das aulas das redes municipal e comunitária, a partir de sexta-feira, 20, até 31 de março. A Escola Estadual Guararapes suspenderá atividades a partir de quinta-feira, 19, de acordo com decreto publicado pelo Governo do Estado, e o Colégio Bom Jesus São Miguel já estará em recesso a partir dessa quarta-feira, 18.

Também foram suspensas as atividades voltadas à Terceira Idade, considerada grupo de risco para contágio do vírus, além dos eventos culturais e sociais, incluindo a programação Páscoa da Família, até 15 de abril. Na ocasião, líderes religiosos manifestaram o engajamento das instituições às medidas adotadas pelo Município. Da mesma forma, a Liga Arroio-meense de Futebol – LAFA, decidiu pelo cancelamento do Campeonato Municipal Amador até o final do mês.

“É nossa função conduzir a comunidade para que tenhamos o menor impacto possível no município”, afirma Schnack. “Precisamos construir juntos uma conduta responsável como medida preventiva, em prol do bem coletivo”, reforça o Prefeito. “O momento é de orientação, conscientização e colaboração de todos”, alerta o Secretário de Saúde, Gustavo Zanotelli. “Importante lembrar que as pessoas devem se recolher aos seus lares para evitar contato, aglomerações e a propagação do vírus”, orienta. “Não é período de férias, mas sim, de recolhimento domiciliar”, ressalta.

De acordo com Zanotelli, outras medidas serão adotadas para desafogar o sistema de saúde de casos eletivos nesse momento, como a renovação de receitas, consultas e demais atendimentos de rotina. “É hora de evitar o deslocamento a postos de saúde e hospital. Só procure uma unidade de saúde em casos de urgência e emergência”, orienta o Secretário. “É uma forma de proteger você e todos ao seu redor”, salienta.

Importante!

**Em caso de suspeita de coronavírus, evite contato com outras pessoas e busque isolamento domiciliar;

**Evite frequentar postos de saúde e hospitais – somente em casos de durgência e emergência;

**Já em casa, entre em contato com os órgãos de saúde pelos fones:

150 (Secretaria Estadual de Saúde); 136 (SUS) e (51) 3716 1275 (Secretaria Municipal da Saúde).