Fique atento: informações básicas.
Publicado em 19 MAR 2020
*ALERTA CORONAVÍRUS* - Secretaria Municipal da Saúde orienta e reforça cuidados de prevenção

ARROIO DO MEIO – A Administração Municipal Comunidade e Família, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, reforça seu zelo e preocupação com o bem-estar das famílias arroio-meenses e comunica que vem intensificando as ações e protocolos de prevenção ao Coronavírus em Arroio do Meio, apesar de não haver nenhum caso suspeito até o momento. A equipe de Saúde reforça a importância do engajamento de todos na prevenção, visto as proporções que o vírus tomou pelo mundo inteiro, se coloca à disposição para qualquer dúvida e esclarecimento e reforça a importância de cada um fazer a sua parte em prol do bem coletivo.

*FIQUE ATENTO! FAÇA SUA PARTE PARA PREVENIR E EVITAR O CORONAVÍRUS!*

*QUEM É SUSPEITO DE CONTAMINAÇÃO? Pessoas que viajaram para o exterior durante o mês de fevereiro e que estejam apresentando sintomas de febre e respiratórios – tosse ou dificuldade para respirar;

**IMPORTANTE: se a pessoa se considera um caso suspeito, a orientação é que se isole imediatamente o máximo possível, de preferência em casa, e não tenha contato com outras pessoas para evitar a contaminação. A pessoa deve ligar para a Vigilância Epidemiológica do município – fone (51) 3716 1275, das 7h30 às 16h, e falar com a equipe de enfermagem. O caso será avaliado pela equipe da Vigilância, que fará os encaminhamentos necessários para o atendimento de saúde e para coleta de exames, se necessário.

**Orientação sobre aglomerações: A recomendação das autoridades de saúde é suspender, na medida do possível, todos os eventos coletivos que impliquem aglomeração, como festas, missas e eventos sociais. Neste momento, não há recomendação para cancelamento da atividade escolar e empresas.

A Secretaria orienta também que os postos de saúde e hospitais são a porta de entrada de pacientes suspeitos e vírus circulante, portanto, pede-se que a população tenha cautela ao frequentar estes locais.

**COMO PREVENIR? Ainda não há cura e nem vacina contra o vírus, então, a melhor orientação é evitar a contaminação. A lavagem frequente das mãos e restrição de contato com ambientes onde ocorrem aglomerações de pessoas com risco da doença, continuam sendo as principais medidas.

As ações que podem auxiliar a evitar a disseminação de doenças respiratórias são:

1. Lavar as mãos sempre com água e sabão.

2. Limpar áreas de maior contato como maçanetas, celulares, teclados de computador, mesas, etc.

3. Lavar as mãos após uso do transporte público. Caso não tenha acesso a algum banheiro, ter álcool gel a mão facilita.

4. Ao tossir e espirrar, utilize lenços de papel para evitar que as secreções sejam eliminadas no ar.

5. Evite apertos de mãos e cumprimentos no rosto.

6. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

7. O uso de máscara cirúrgica é indicado para pessoas portadoras de doenças respiratórias ou de doenças que causem redução em sua imunidade.

8. Ao tossir, cubra nariz e a boca, evite uso das mãos. Prefira cobrir com o braço.

9. Mantenha os ambientes arejados.

10. Evitar uso de bebedouros coletivos.

**COMO OCORRE A CONTAMINAÇÃO? O novo Coronavírus (COVID-19) é um tipo de infecção respiratória, causada por vírus, semelhante aos resfriados e às gripes comuns. A contaminação pode ocorrer a partir de gotículas de secreção de pessoa doente, pela tosse, espirro e saliva, e também por urina e fezes. O contágio ocorre quando estas gotículas entram em contato direto com as mucosas (narinas, boca e olhos) da pessoa saudável, o que ocorre com frequência ao tocar superfícies contaminadas e depois levar o vírus com as mãos para os olhos, nariz e boca.

**IDOSOS E DOENTES CRÔNICOS – GRUPOS MAIS VULNERÁVEIS: As autoridades de saúde indicam que pessoas com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas tenham cuidados redobrados, já que nestes casos o coronavírus pode ser mais letal, devido a esses grupos serem mais suscetíveis a desenvolver quadros respiratórios graves. Recomenda-se evitar locais onde há aglomerações de pessoas, diminuindo assim, o risco de contaminação.

**FIQUE ATENTO - Campanha de vacinação contra a gripe inicia dia 23 de março:

Foi adiantada para 23 de março, o início da Campanha de Vacinação no RS contra o vírus influenza, causador de gripe comum e da gripe H1N1. É importante explicar que a vacina da gripe NÃO previne o coronavírus e que todas as pessoas do público-alvo façam a vacina como forma de se prevenir contra a doença e de estarem saudáveis diante do aumento das possibilidades de contaminação pelo coronavírus. O público-alvo na fase inicial da campanha serão os idosos (maiores de 60 anos) e profissionais da área da saúde.

********************************************************************************

**Telefones para informações e esclarecimento de dúvidas:

136 – Ministério da Saúde

150 – Disque Vigilância do Estado do Rio Grande do Sul