Rios e arroios estão com níveis de água muito abaixo do normal.
Publicado em 19 MAR 2020
ALERTA ESTIAGEM - Órgãos públicos pedem colaboração da comunidade no uso consciente da água

ARROIO DO MEIO – Considerando a situação da estiagem que causa prejuízos bilionários no Rio Grande do Sul e afeta diretamente produtores rurais e demais serviços de Arroio do Meio, a Administração Municipal, em conjunto com a Defesa Civil e a Corsan, pedem encarecidamente a colaboração da comunidade para o racionamento de água nas próximas semanas.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, Paulo Heck, as previsões são de tempo seco e insignificante registro de chuva até o final do primeiro semestre, em virtude da influência do fenômeno natural El Niño. “Os rios e arroios já estão secos, as lavouras devastadas e sem perspectivas de melhoras para os próximos meses”, alerta.

O Gerente local da Corsan, Jaime Luiz Bersch, reforça a gravidade da situação. “É muito importante que todos façam o uso consciente da água nesse momento, porque a situação é muito delicada e não tem perspectivas de melhorar tão cedo”, afirma Bersch. “Pedimos que a comunidade NÃO lave carros nem calçadas nesse momento, evite o uso de água em grandes quantidades, como mangueiras e piscinas, regule válvulas de descarga, fique atenta a vazamentos internos e torneiras vazando e aproveite ao máximo cada lavagem de roupa”, orienta. “São cuidados simples e fundamentais para evitarmos o racionamento de água para necessidades e uso básico”, alerta o gerente da Corsan.

Fotos: Defesa Civil