Administração, empreendedores e equipe do SIM reunidos para nivelar adequações para equivalência do SISBI.
AGRICULTURA
Publicado em 20 FEV 2020
Arroio do Meio providencia adequações para o SISBI - Equivalência amplia mercado de 20 mil consumidores para mais de 200 milhões em todo Brasil

ARROIO DO MEIO – Administração Municipal, empreendedores de agroindústrias e abatedouros e equipe técnica do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) estiveram reunidos na manhã da quarta-feira, 19, no Gabinete do Executivo, para tratar sobre apontamentos feitos por auditores do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), no início do mês, após uma semana de auditoria no Município.

Durante o encontro de trabalho, a equipe do SIM relatou diretrizes e adequações necessárias nos estabelecimentos vistoriados, para habilitá-los ao Sistema Nacional. Os ajustes e encaminhamentos devem ser providenciados nas próximas semanas, período em que também deve ser publicado oficialmente o credenciamento do Município junto ao SISBI, no Diário Oficial da União, via Ministério da Agricultura.

O certificado de equivalência permite que Arroio do Meio comercialize produtos de agroindústrias e abatedouros locais para todo o Brasil, ampliando a realidade atual de 20 mil habitantes, para um mercado com mais de 200 milhões de consumidores. A medida reconhece Arroio do Meio como o primeiro Município a aderir ao SISBI no Vale do Taquari e 18º no Estado. Para validação da equivalência, são consideradas a estrutura física do SIM, os controles de registro e processos, documentos gerados a partir da fiscalização e inspeção, ações de combate à clandestinidade, educação sanitária, a capacidade do Serviço Oficial do Município em estabelecer critérios de indicação, entre outros.

Para o Prefeito Klaus Werner Schnack, a equivalência do SISBI é uma grande conquista para Arroio do Meio. “É um marco histórico que traz oportunidades aos nossos empreendedores e possibilita a atração de novos investimentos no município”, ressalta. “Poder Público e empreendedores fizeram seu tema de casa, numa parceria que possibilita essa grande conquista para todos”, salienta Schnack.

Legenda: