Abertura do ano letivo foi realizado na segunda-feira à noite (17) na ACISAM, com a presença de professores, educadoras e autoridades;
Publicado em 20 FEV 2020
20 CONECTAR 20 - Abertura do ano letivo é marcada por lançamento de projeto que visa conectar setores de economia e educação

ARROIO DO MEIO – Com o objetivo de conectar escola, comunidade e famílias e aproximar os setores de economia e educação, a Administração Municipal lançou o projeto 20 Conectar 20. O evento foi realizado na noite da segunda-feira, 17, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (ACISAM), marcando a abertura oficial do ano letivo. Estiveram presentes 250 professores das três redes de ensino – 13 Escolas Municipais, Escola Estadual Guararapes e Colégio Bom Jesus –, 140 educadoras das oito Escolas Comunitárias de Educação Infantil, representantes da AMAM, Prefeito Klaus Werner Schnack, vice Eluise Hammes, secretários municipais, Subprefeitos dos Distritos e demais autoridades, numa organização da Secretaria de Educação e Cultura.

Após momento de acolhimento dos profissionais da educação e reconhecimento aos servidores públicos envolvidos na revitalização das escolas municipais no período de recesso escolar, a Secretária Mara Betina Forneck apresentou a trajetória que culminou no projeto 20 Conectar 20 e apresentou uma pesquisa realizada com 45 empreendedores de diferentes ramos, com expressiva participação do comércio, questionando a expectativa dos mesmos em relação aos jovens que migram da escola para o mercado de trabalho. Entre os destaques da pesquisa, foi diagnosticado que quesitos como “A capacidade de relacionar-se com outras pessoas” e “Iniciativa” são critérios fundamentais para o empreendedor na hora da contratação. Quando questionados sobre dificuldades que os funcionários encontram no desenvolvimento das atividades, os empreendedores apontaram a criação de soluções para os problemas e o aprendizado de funções e tarefas novas. Sobre o que deveria ser inserido no currículo escolar para facilitar o ingresso dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho, os empreendedores citaram “Competências gerais, como administração de conflitos, relacionamento interpessoal, empatia, resiliência, comunicação falada e escrita, inteligência emocional, hábitos saudáveis de saúde e alimentação e atividade física, hábitos de leitura, etc, pois todas influenciam no desempenho do profissional dentro da organização”, Educação financeira, entre outros.

A noite seguiu com uma roda de conversa mediada pelo professor Sérgio Nunes Lopes, com as convidadas Leonísia Kunzler e Liselena Neumann. Na ocasião, empreendedoras relataram desafios da contratação e formação de equipe, e reforçaram a importância de projetos que incentivem a formação de lideranças e profissionais preparados para o mercado de trabalho. “Administração está de parabéns pela iniciativa de pensar nessa pesquisa e projeto”, ressaltou Liselena. “As mudanças acontecem na educação”, enfatizou.

Encerrando as atividades da noite, o Prefeito Schnack salientou que a atual gestão trabalha a Educação como território, referindo-se à parceria entre as redes municipal, estadual e particular de ensino, e reforçou o objetivo do programa apresentado. “É essa conexão que procuramos fazer com a comunidade. Um debate construído, criado e realizado com a participação de todos, buscando realmente entender o que a comunidade espera da nossa gestão”, afirma Schnack.

Saiba mais sobre o 20 Conectar 20:

O que é: Projeto desenvolvido pela Administração Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Cultura e Indústria, Comércio e Turismo, que visa conectar escolas, comunidades e setores da economia, para preparar os adolescentes para o mercado de trabalho;

Como surgiu: Através do projeto Chuva de Ideias, criado a partir de uma sugestão do Prefeito Klaus Werner Schnack, com apoio dos Grêmios Estudantis, instigando os alunos das três redes de ensino do Município a propor ideias inovadoras para a solução de problemas do cotidiano. Avançou com Rodas de Conversas durante a Feira do Livro, visita à Mostra Sesi com@Ciência e elaboração de documento orientador ao longo de 2019;

Como aconteceu: Em novembro passado foi realizada uma reunião entra Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Acisam e CDL, para apresentar a proposta do programa. Posteriormente foram encaminhados e-mails às empresas e setores da economia para diagnosticar como está a aproximação destes com a Educação, no que diz respeito aos jovens que saem da escola e buscam o mercado de trabalho;

E agora: Serão planejadas ações, em parceria com os setores envolvidos, que contemplem as demandas que foram apresentadas e discutidas na Roda de Conversa.