Prefeito Klaus Werner Schnack, vice Eluise Hammes, vereador Cesar Kortz e equipe da Escola Getúlio Vargas acompanham obra que contempla troca total de piso, telhado, forro, instalação elétrica e pintura.
Publicado em 13 FEV 2020
INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO - Mais de dois mil alunos retornam para as Escolas Municipais revitalizadas dia 17

ARROIO DO MEIO – Cerca de 2.300 alunos retornam às salas de aula das 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) na próxima segunda-feira, 17. As equipes diretivas já estão em atividade desde o início do mês e ajustam os últimos detalhes para melhor receber crianças e adolescentes nos espaços completamente revitalizados, após serviços de pintura e melhorias dos prédios.

Cinco escolas estão com obras em fase de execução e conclusão, num investimento próximo a R$ 200 mil, provenientes de recursos próprios do Município e oriundos do Salário-Educação. A maior transformação ocorre na EMEF Getúlio Vargas, na localidade de Passo do Corvo. Num investimento de R$ 100 mil, a obra inclui a troca total de telhado, forro, piso, instalação elétrica e pintura. A execução está por conta da empresa Conzatti Engenharia Eirelli, vencedora de processo licitatório e deve ser concluída em março. Até lá, os alunos da Escola do Campo serão atendidos no ginásio localizado junto à escola. A obra visa ampliar o conforto e segurança da comunidade escolar, além de zelar pelo patrimônio público, por se tratar de um prédio histórico.

Na EMEF Dona Rita, está sendo executada a reforma e conclusão de espaço físico localizado junto à Associação Social Recreativa e Cultural Católica, num investimento de R$ 40 mil. A obra contempla adaptação do espaço de 48 metros quadrados para viabilização de uma sala de aula e execução de banheiro, para atendimento dos alunos do Mais Educação, nos turnos da manhã e tarde. A obra foi autorizada por meio da Lei municipal 3.809/2019, que garante a cedência do espaço para uso escolar por cinco anos, em troca dos investimentos públicos, em sintonia com a linha de trabalho adotada pela Administração Municipal/Secretaria de Educação e Cultura - Escola, Comunidade e Família - marcada por parcerias em prol do coletivo.

Outras obras ocorrem na EMEF Tancredo Neves, bairro Novo Horizonte, onde foi concluída reforma de banheiros em parceria com o Círculo de Pais e Mestres (CPM), a exemplo da EMEF João Beda Körbes, bairro Aimoré, onde também foi executada reforma de banheiros em parceria com CPM, num investimento de R$ 17 mil em cada escola. Já na EMEF Barra do Forqueta, foi revitalizada rampa de acesso à Escola, num investimento superior a R$ 15 mil, visando ampliar a acessibilidade, conforto e segurança dos usuários. Também está prevista a troca da cerca no entorno da escola.

“Esse modelo comunitário promove o engajamento das famílias, comunidade escolar e profissionais locais, garantindo a otimização e boa aplicação dos recursos públicos”, afirma o Prefeito Klaus Werner Schnack. “O apoio dos CPMs na administração e acompanhamento da obra, representa para o município uma situação semelhante a um recurso de emenda conquistada ou parceria firmada, considerando os custos de fiscalização e administração, que conta com a dedicação dos CPMs, o que acaba trazendo economicidade, fazendo muito mais com o recurso público investido”, ressalta e agradece Schnack.

E mais: Além disso, as 13 EMEFs foram atendidas com reformas e manutenção, com destaque para a pintura padronizada dos prédios, através da assinatura de um convênio de repasse de R$ 200 mil para os CPMs das Escolas contratarem com autonomia os serviços de melhorias dos prédios, além do investimento de R$ 80 mil na aquisição conjunta de tinta para a pintura dos mesmos, de acordo com Lei Municipal. Os recursos são próprios do Município e as melhorias têm o objetivo de qualificar a infraestrutura dos prédios escolares para promover conforto e bem-estar aos alunos e professores.