Terraplenagem executada para as novas instalações da Sul Esquadrias no eixo Rui Barbosa/Forqueta.
INDÚSTRIA, COMÉRCIO e TURISMO
Publicado em 23 JAN 2020
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA - Administração Municipal potencializa ações de incentivo ao desenvolvimento econômico

ARROIO DO MEIO – Com a terraplenagem em execução e o início da obra das novas instalações previstas para a próxima semana, a Sul Esquadrias projeta iniciar as atividades no novo endereço – eixo Rui Barbosa/Forqueta – ainda no primeiro semestre. Há mais de três anos no mercado, a empresa produz aberturas para construções, com destaque para portas laqueadas, com foco no Vale do Taquari e Região Metropolitana. Essa é uma das mais de 100 empresas atendidas pela Administração Municipal desde 2017, como forma de incentivo ao desenvolvimento econômico de Arroio do Meio e geração de emprego e renda para a comunidade local.

Os dados da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo incluem mais de R$ 5 milhões em incentivos e contratos honrados, mais de 1.220 cargas de material e 900 horas máquina para execução de terraplenagens, acessos, aterros, tubulações, preenchimentos de alicerces e pátios, somando ampliações de empresas instaladas e novos empreendimentos, em parceria com Secretaria de Obras e Subprefeituras dos Distritos. Além disso, a doação de dois lotes no Condomínio Industrial Coxilha Vermelha, em fase de projeto para posterior instalação das empresas Palmas Sul Turismo e Ordecow, tendo mais três previstos para esse ano.

Segundo o Secretário Carlos Henrique Meneghini, todas as ações são realizadas em prol do desenvolvimento econômico, fomento ao empreendedorismo por meio de diferentes segmentos, promoção da diversificação econômica e geração de emprego e renda, com o objetivo de ampliar a qualidade de vida, conforto e bem-estar da comunidade arroio-meense. “A indústria, o comércio e os serviços representam juntos 85% da economia do município e merecem toda nossa atenção”, salienta.

Como formas de incentivo aos micros, pequenos e médios empreendedores, Meneghini destaca também as inéditas 1ª Rodada de Negócios – que envolveu cerca de 40 empresas locais e regionais em torno do setor metal mecânico – e a 1ª Semana do Empreendedorismo – que promoveu a qualificação de 70 taxistas, artesãs e empreendedores do turismo, ambas realizadas em 2019. Além disso, a realização das Feiras Gastronômica e Agrícola são ações de incentivo à cadeia de pequenos e médios empreendedores, assim como a habilitação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar – SUSAF, que abre mercado para as agroindústrias do município no Estado.