Executivo e Legislativo assinam contrato da implantação do sistema de Gestão Plena da Saúde em Arroio do Meio.
Publicado em 21 AGO 2019
MUNICIPALIZAÇÃO DA SAÚDE Arroio do Meio implanta sistema de Gestão Plena da Saúde

ARROIO DO MEIO – Com o objetivo de aproximar os recursos da saúde às necessidades da comunidade e qualificar o atendimento, Arroio do Meio implantou a Gestão Plena da Saúde. A assinatura do contrato que formaliza o novo sistema foi realizada na última sexta-feira, 16, no Gabinete do Executivo, na presença do Prefeito Klaus Werner Schnack, vice-prefeita Eluise Hammes, Presidente da Câmara de Vereadores Adiles Meyer, Secretário Gustavo Zanotelli, vereadora Maria Helena Matte e equipe do Hospital São José – irmãs Clair Teresinha Agnes e Irinete, Fabiane H. Gasparotto, Rosi Mari Barboza, Niura Rodrigues da Silva e Johnnie Locatelli.

A Gestão Plena da Saúde consiste na municipalização da gestão dos recursos das esferas estadual e federal, que somadas à municipal chegam a um montante próximo de R$ 12 milhões, abrangendo procedimentos de média e alta complexidade. A medida inclui a microrregião formada por 12 municípios que são referenciados para o Hospital São José nas diversas especialidades clínicas e cirúrgicas. A Gestão Plena também abrange os laboratórios de análises clínicas e centros de fisioterapia instalados no município. Os recursos que antes eram transferidos do Fundo Nacional de Saúde para o fundo estadual, virão diretamente para o municipal, desburocratizando, agilizando e flexibilizando os atendimentos à comunidade. Em virtude disso, a Secretaria Municipal da Saúde reorganizou a equipe para atender ao novo sistema e instituirá uma Comissão de Acompanhamento de Contrato – formada por representantes do Conselho Municipal da Saúde, Hospital São José, 16ª Coordenadoria Regional da Saúde e Poder Público de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro -, que se reunirá de forma trimestral para analisar de forma quantitativa física e financeira os trâmites.

Durante a assinatura do contrato, Schnack lembrou que a gestão dos recursos estaduais e federais por parte do Município é uma antiga solicitação do Hospital. “Desafio desde o nosso primeiro dia de governo, para poder implantar um sistema de planejamento que aproxima os serviços às necessidades da comunidade de Arroio do Meio e microrregião”, afirma o Chefe do Executivo. “Dessa forma o Município terá gerência para priorizar o que realmente é mais importante à nossa comunidade”, reforçou Schnack.

O Secretário Municipal da Saúde afirmou que a Gestão Plena é um marco para município e região. “Entre os benefícios, amplia a proximidade com o Hospital, possibilita avanços na gestão de recursos e contratos, tudo em prol do conforto e bem-estar da comunidade”, salientou Zanotelli. Representante do Hospital, Locatelli, afirmou que o contrato servirá de modelo para outras entidades.