Prefeito Klaus Werner Schnack, vice Eluise Hammes e Secretário Gustavo Zanotelli acompanham obras com vereador e servidores.
Publicado em 08 AGO 2019
Obras de ampliação e modernização visam qualificar atendimento nos postos de saúde

ARROIO DO MEIO – Com o objetivo de qualificar o atendimento e promover mais conforto e bem-estar à comunidade, a Administração Municipal Comunidade e Família executa a ampliação e modernização dos postos de saúde dos bairros Centro e Bela Vista. O investimento na reestruturação dos dois prédios públicos é superior a R$ 450 mil, provenientes de recursos federais intermediados pelo deputado Alceu Moreira, via Fundo Nacional da Saúde.

No Posto de Saúde Central, a obra é executada em duas etapas. A primeira inclui a ampliação de 99,42m², na área coberta que abrigava a garagem de veículos da Secretaria Municipal da Saúde. A readequação viabilizará uma nova Farmácia, sala de recepção/atendimento e vaga de garagem para embarque e desembarque dos pacientes. “O novo espaço facilitará o acesso da comunidade à farmácia, sem necessidade de circular pelo posto de saúde”, explica o Secretário Gustavo Zanotelli. A segunda etapa contempla a modernização da parte interna do posto, incluindo reforma com acessibilidade da parte térrea – que concentrará todos os atendimentos à comunidade, troca de pisos, pintura, cobertura da área do pátio interno, reformulação das salas e novo sistema de tratamento de esgoto subterrâneo. O investimento nas duas etapas é superior a R$ 210 mil.

“As adequações visam ampliar a qualidade dos atendimentos, proporcionando mais conforto e principalmente mais privacidade para o cidadão tratar dos seus assuntos na rede pública de saúde”, enfatiza o Prefeito Klaus Werner Schnack. Até a conclusão da obra, os atendimentos médicos estão sendo realizados na casa branca localizada na esquina da rua Visconde do Rio Branco com a rua São João, nº 712, próximo ao salão Paroquial. A farmácia está funcionando no Subsolo do Salão Paroquial, a parte administrativa no Subsolo da Prefeitura e os atendimentos odontológicos e de enfermagem devem ser feitos nas ESFs dos bairros.

Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Bela Vista, a obra de conclusão do prédio inclui a construção de 141,86m², que se soma à infraestrutura executada no início dos anos 2000, totalizando 328,87m² de área construída. O investimento é de R$ 240 mil. A ampliação contempla hall de entrada pela rua principal, sala multiuso, almoxarifado, copa, vestiários e sala de secretaria. A execução está a cargo da empresa Companor Construções Ltda, contratada via processo licitatório.