Legenda 1: Prefeito assina ordem de início da obra de pavimentação das ruas Alagoas, Dona Rita e Esperança, na presença de proprietários de lotes desapropriados para viabilizar a obra; Legenda 2: Obra iniciou pela rua Alagoas, onde será aberta área desapropriada entre Aimoré e São Caetano, para po
Publicado em 18 JUL 2019
AVANÇAR CIDADES - Inicia obra de mobilidade urbana dos bairros Aimoré, São Caetano e Bela Vista

ARROIO DO MEIO – Com o objetivo de avançar em mobilidade urbana, interligar os bairros Aimoré e São Caetano e viabilizar rota alternativa de ligação do Centro ao bairro Bela Vista, em prol da segurança dos moradores e usuários das vias, o Prefeito Klaus Werner Schnack assinou a ordem de início da obra de pavimentação das ruas Alagoas, Dona Rita e Esperança. O ato ocorreu na última sexta-feira, 12, no Gabinete do Executivo, na presença de moradores do bairro - proprietários de lotes desapropriados para viabilizar o avanço.

A obra contempla três quilômetros de pavimentação mais calçada de passeio. Iniciou pela rua Alagoas e segue essa semana para a rua Dona Rita, com serviços de drenagem. O investimento será de R$ 5,624 milhões, provenientes de financiamento junto ao Programa Avançar Cidades, via Ministério das Cidades/Governo Federal, incluindo contrapartida de R$ 500 mil do Município. Parte do valor total da obra retornará aos cofres públicos através da contribuição de melhorias dos proprietários de lotes lindeiros às vias contempladas. A execução está por conta da empresa Coesul, vencedora de processo licitatório, que tem o prazo de 12 meses para conclusão.

A rua Alagoas é o eixo de ligação dos bairros Aimoré e São Caetano, entre as ruas Helmuth Kuhn e José Arnhold. A rua Esperança é a rota alternativa de ligação do Centro ao bairro Bela Vista. Já a rua Dona Rita dá acesso ao Condomínio Industrial Coxilha Vermelha. O programa Avançar Cidades foi lançado pelo Governo Federal em 2017, quando o Município prontamente se credenciou, tendo o projeto final aprovado em dezembro passado, após várias etapas e análises. Em março desse ano, foi assinado contrato junto à Caixa Econômica Federal.

Na oportunidade, Schnack ressaltou: “É um financiamento desafiador, um projeto ousado que visa a mobilidade urbana, tirando o movimento da ERS 130, que é perigosa e movimentada, no acesso entre bairros, assim como a conexão com o Condomínio Industrial”, afirmou. “Todos proprietários dos lotes e moradores foram parceiros, visando o conforto, a facilidade e segurança que a obra vai proporcionar, dispensando o uso da ERS para quem se deslocar dentro do Município”, salientou.

Fotos: Maica Viviane Gebing e Tax Imagens