Poder Público, SIM, Emater e empreendedores estiveram reunidos essa semana no Gabinete do Executivo.
AGRICULTURA
Publicado em 05 JUN 2019
Arroio do Meio recebe equivalência do Programa SUSAF - Avanço permite que agroindústrias e abatedouros locais auditados comercializem seus produtos no Estado

ARROIO DO MEIO – O Município de Arroio do Meio recebeu equivalência do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF. Com essa certificação, agroindústrias e abatedouros locais auditados serão habilitados pelo SUSAF e poderão vender seus produtos de origem animal para clientes de todo o Estado.

A conquista construída desde 2017 numa parceria entre Administração Municipal e empreendedores locais foi anunciada pelo Prefeito Klaus Werner Schnack em reunião realizada no Gabinete do Executivo na segunda-feira, 3, na presença da vice-prefeita Eluise Hammes, Secretário da Agricultura Eloir Lohmann, veterinárias do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Bruna Cassia Scheuermann e Morgana Rodrigues Beise, Engenheiro Agrônomo da Emater, André Muller e empreendedores. Destaque para os estabelecimentos já auditados: Agroindústria Palmas/família Hentges - produz embutidos; Agroindústria Hammes - produz carne defumada, embutidos e banha; Frigorífico Guilland - abate de animais e produção de embutidos.

Na ocasião, as técnicas do SIM apresentaram o relatório da auditoria realizada pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento/Departamento de Defesa Agropecuária na última semana de maio, na Secretaria Municipal da Agricultura e empreendimentos citados, com o objetivo de certificar Arroio do Meio para comercializar seus produtos de origem animal para todo o Estado. De acordo com o relatório, serão providenciados ajustes pelas esferas pública e privada, no prazo de até três meses, para garantir os certificados. Passado este período ocorre nova auditoria, quando serão visitados os demais estabelecimentos, incluindo o Frigorífico Rahmeier, que reinaugurou nessa terça-feira, 4, com uma estrutura totalmente ampliada e modernizada.

Durante a reunião no Gabinete, Secretário da Agricultura Eloir Lohmann e empreendedores lembraram do início do movimento pela habilitação no SUSAF, em 2017 e das dificuldades encontradas e investimentos realizados no período. “É muito gratificante poder dizer que hoje Arroio do Meio tem SUSAF. Temos que trabalhar sempre para melhorar e manter esse avanço”, ressalta Lohmann. “Nós como empreendedores queríamos e precisamos do SUSAF. Parabéns à Administração Municipal e toda equipe que se empenhou por essa conquista que é de todos”, comemora o empreendedor Ronei Hentges. “Nós temos que agradecer ao Prefeito Klaus, Secretário Eloir e equipe técnica que nos ajudaram a conquistar o SUSAF, depois de anos de espera”, reiterou o empreendedor Ester Guilland.

Ao fim do encontro, Prefeito Schnack agradeceu os esforços da equipe e investimentos dos empreendedores para viabilizar o avanço. “O SUSAF é uma convicção da nossa gestão. Ele nos permite ampliar fronteiras para nossos empreendedores e se consolida como um investimento na sucessão familiar, com oportunidades concretas para nossos jovens urbanos e rurais”, comemora Schnack.