Cerca de 90 gestantes participaram do evento que teve a participação do coral da Escola Municipal Dona Rita e entrega de bolsas e trocadores produzidos nas oficinas do CRAS.
Publicado em 23 MAI 2019
Secretaria da Saúde promove 2º Encontro Municipal de Gestantes com palestra e entrega de bolsas produzidas em oficinas do CRAS

ARROIO DO MEIO – Cerca de 90 mulheres participaram do 2º Encontro Municipal de Gestantes, realizado nessa quarta-feira, 22, na Secretaria de Educação e Cultura. Na abertura do evento, a vice-prefeita Eluise Hammes destacou o momento especial das futuras mamães e falou do programa Saúde mais Perto de Você, que realiza visitas domiciliares com profissionais de saúde a famílias com recém-nascidos e outras necessidades que dificultam a ida até a unidade de saúde. “Hoje é uma tarde de formação, encontro e troca de experiências”, disse. “Queremos que vocês se sintam seguras, cuidadas e resguardadas”, concluiu Eluise.

A tarde seguiu com a palestra conduzida pelo médico pediatra, Dr. Sérgio Kniphoff, que abordou os desafios da maternidade e os primeiros meses de vida do bebê, trazendo dicas de prevenção, vacinação e exames, cuidados com o corpo, hábitos, alimentação, parto, importância da amamentação para os bebês e do diálogo entre os casais. “É um momento de fortalecer as famílias”, ressaltou.

Na sequência, o Secretário da Saúde, Gustavo Zanotelli, ressaltou que a Administração Municipal Comunidade e Família, Prefeito Klaus e vice Eluise, buscam aproximar as pessoas realizando ações com muito carinho e com o objetivo de atender bem as famílias. “Foi pensando em recebê-las com carinho que fizemos a acolhida com o coral de crianças da Escola Dona Rita”, relatou. Lembrou que o Município esteve perto de perder a maternidade em virtude de legislação estadual. “Fizemos todo o movimento possível e necessário para permitir que nossas crianças sigam nascendo em Arroio do Meio, visando facilitar a rotina das famílias”, explicou. “Em 2018 tivemos 431 nascimentos no Município”, detalhou. Zanotelli encerrou o encontro com a entrega de bolsas personalizadas acompanhadas de trocadores, produzidas nas oficinas de artesanato do Centro de Referência da Assistência Social. “Cada detalhe confeccionado com muito carinho por nossas artesãs e oficineiras, pensando em cada mamãe que vai utilizar o acessório com o seu bebê”, destacou.

O evento reuniu gestantes de todas as localidades do Município, que mensalmente participam dos encontros realizados nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros e Centro, ministrados por diferentes profissionais da saúde. Nestes encontros são tratados assuntos gerais da maternidade, desde orientações sobre o parto, banho do bebê, saúde bucal, vacinação, amamentação, testes preventivos e cuidados em geral durante e pós gestação. Além dos grupos de Gestantes, outros grupos de saúde preventiva reúnem-se mensalmente nas seis unidades de saúde, incluindo Hipertensos, Adolescentes, Idosos, Saúde Mental, entre outros.