Coordenador do Departamento de Trânsito, Luiz Soares, Capitão Ricardo e Tenente Rogério da BM organizam operações conjuntas de conscientização e fiscalização do Estacionamento Rotativo Gratuito.
TRÂNSITO
Publicado em 17 MAI 2019
ESTACIONAMENTO ROTATIVO GRATUITO Departamento Municipal de Trânsito e Brigada Militar programam operação conjunta de conscientização e fiscalização

ARROIO DO MEIO – Em funcionamento desde o primeiro semestre de 2018, de acordo com a Lei Municipal nº 3.602/2017, o Estacionamento Rotativo Gratuito completa um ano de período educativo e avança para implantação definitiva e fiscalização efetiva. Para marcar a transição, o Departamento Municipal de Trânsito e a Brigada Militar programam Operações Conjuntas de conscientização e fiscalização do uso coletivo das vagas públicas.

Com total aprovação de usuários, clientes do comércio e demais estabelecimentos do Centro, o Estacionamento Rotativo Gratuito abrange as ruas Dr. João Carlos Machado, Visconde do Rio Branco, Theobaldo Käefer, São José, Bento Gonçalves, São Luiz, São João, Monsenhor Jacob Seger e Gal. Daltro Filho (Rua de Eventos). Com tempo limite de uma hora e trinta minutos, o horário do estacionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.

“Infelizmente alguns comerciantes, colaboradores e prestadores de serviço vêm se favorecendo de forma indevida desse espaço público, desrespeitando o tempo do uso rotativo, conforme previsto em lei, o que nos exige avançar para estas operações conjuntas, em respeito ao uso coletivo, praticado conscientemente pela grande maioria dos usuários”, salienta o Coordenador do Departamento de Trânsito, Luiz Fermino Soares.

O principal objetivo do estacionamento rotativo gratuito é socializar o espaço público em prol do coletivo, possibilitando maior rotatividade nas áreas de estacionamento, como forma de facilitar a trafegabilidade e rotina dos usuários e incentivar o comércio local. Para facilitar a rotina dos trabalhadores do Centro – comércio, instituições bancárias, setor público e escolas, o Município viabilizou áreas alternativas para o estacionamento de veículos que permanecem o dia todo na área central, por meio de parcerias com proprietários de terrenos.