NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Prefeito Schnack e Secretário Zanotelli participaram de palestra preventiva realizada pela equipe da ESF São Caetano para crianças e jovens.
SAÚDE
Publicado em 25 ABR 2019
SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ - Município avança nos atendimentos domiciliares com profissionais de enfermagem

ARROIO DO MEIO – Avanço nos atendimentos domiciliares com profissionais de enfermagem e palestras de saúde preventiva são ações do programa Saúde mais perto de você, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros e Distritos.

De acordo com o Secretário Gustavo Zanotelli, os atendimentos domiciliares avançaram com a aquisição de dois veículos e destinação de profissionais de enfermagem para realizar as visitas a acamados, pós cirúrgicos, mamães com recém-nascidos e outras situações que dificultam a ida do paciente até a unidade de saúde. “Nossa técnica de enfermagem está fazendo um mapeamento das famílias que necessitam de atendimento domiciliar e, conforme a necessidade, uma equipe completa se desloca até a residência”, explica o Secretário. “O objetivo é humanizar ainda mais os atendimentos, levando a saúde mais perto das pessoas que necessitam de cuidado especial no momento”, ressalta.

As palestras preventivas são realizadas frequentemente nas seis unidades de saúde do Município, incluindo grupos de Gestantes, Hipertensos, Idosos, Saúde Mental, entre outros. Recentemente a ESF de São Caetano recebeu um grupo de crianças e adolescentes para tratar os temas “Bullying e Relações Familiares”. O encontro foi coordenado pelo médico Felipe e enfermeira Claudete, e contou com a presença do Prefeito Klaus Werner Schnack, Secretário Zanotelli e demais profissionais da saúde e alunos das escolas do Município. A ESF São Caetano realiza um trabalho contínuo para crianças e adolescentes, com encontros quinzenais coordenados pela técnica em enfermagem Salete Schmitz, que intercalam atividades de artesanato e palestras de prevenção com pautas elaboradas em parceria entre profissionais e os jovens participantes.

Durante o mês de abril, o médico clínico geral, Dr. Vinícius Spironello, iniciou um cronograma de palestras sob o tema “Como somos por dentro?”, voltado para moradores das localidades de abrangência da ESF Rui Barbosa, incluindo Linha 32, Picada Arroio do Meio e Forqueta. A atividade segue nos próximos meses, com abordagem preventiva sobre temas referentes a pressão alta, colesterol, diabetes, ansiedade, entre outros. 

Confira cronograma completo e participe!

Como ter uma boa saúde?

6 de maio

Forqueta

7 de maio

Picada Arroio do Meio

14 de maio

Linha 32

16 de maio

Rui Barbosa

Pressão Alta

3 de junho

Forqueta

4 de junho

Picada Arroio do Meio

11 de junho

Linha 32

13 de junho

Rui Barbosa

Colesterol

5 de agosto

Forqueta

6 de agosto

Picada Arroio do Meio

13 de agosto

Linha 32

15 de agosto

Rui Barbosa

Diabetes

2 de setembro

Forqueta

3 de setembro

Picada Arroio do Meio

10 de setembro

Linha 32

12 de setembro

Rui Barbosa

Ansiedade

7 de outubro

Forqueta

8 de outubro

Picada Arroio do Meio

15 de outubro

Linha 32

17 de outubro

Rui Barbosa

É possível tomar menos remédios?

4 de novembro

Forqueta

5 de novembro

Picada Arroio do Meio

12 de novembro

Linha 32

14 de novembro

Rui Barbosa

 



Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.