Prefeito Schnack e Secretário Zanotelli participaram de palestra preventiva realizada pela equipe da ESF São Caetano para crianças e jovens.
Publicado em 25 ABR 2019
SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ - Município avança nos atendimentos domiciliares com profissionais de enfermagem

ARROIO DO MEIO – Avanço nos atendimentos domiciliares com profissionais de enfermagem e palestras de saúde preventiva são ações do programa Saúde mais perto de você, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros e Distritos.

De acordo com o Secretário Gustavo Zanotelli, os atendimentos domiciliares avançaram com a aquisição de dois veículos e destinação de profissionais de enfermagem para realizar as visitas a acamados, pós cirúrgicos, mamães com recém-nascidos e outras situações que dificultam a ida do paciente até a unidade de saúde. “Nossa técnica de enfermagem está fazendo um mapeamento das famílias que necessitam de atendimento domiciliar e, conforme a necessidade, uma equipe completa se desloca até a residência”, explica o Secretário. “O objetivo é humanizar ainda mais os atendimentos, levando a saúde mais perto das pessoas que necessitam de cuidado especial no momento”, ressalta.

As palestras preventivas são realizadas frequentemente nas seis unidades de saúde do Município, incluindo grupos de Gestantes, Hipertensos, Idosos, Saúde Mental, entre outros. Recentemente a ESF de São Caetano recebeu um grupo de crianças e adolescentes para tratar os temas “Bullying e Relações Familiares”. O encontro foi coordenado pelo médico Felipe e enfermeira Claudete, e contou com a presença do Prefeito Klaus Werner Schnack, Secretário Zanotelli e demais profissionais da saúde e alunos das escolas do Município. A ESF São Caetano realiza um trabalho contínuo para crianças e adolescentes, com encontros quinzenais coordenados pela técnica em enfermagem Salete Schmitz, que intercalam atividades de artesanato e palestras de prevenção com pautas elaboradas em parceria entre profissionais e os jovens participantes.

Durante o mês de abril, o médico clínico geral, Dr. Vinícius Spironello, iniciou um cronograma de palestras sob o tema “Como somos por dentro?”, voltado para moradores das localidades de abrangência da ESF Rui Barbosa, incluindo Linha 32, Picada Arroio do Meio e Forqueta. A atividade segue nos próximos meses, com abordagem preventiva sobre temas referentes a pressão alta, colesterol, diabetes, ansiedade, entre outros.

Confira cronograma completo e participe!

Como ter uma boa saúde?

Pressão Alta

Colesterol

Diabetes

Ansiedade

Rui Barbosa

É possível tomar menos remédios?