Legenda 1: Palestra preventiva realizada no último dia 18 para idosos foi coordenada pelo dentista Guarnieri, acompanhada por Secretário da Saúde Gustavo Zanotelli e Coordenadora dos Idosos Diana Ames; Legenda 2: Atendimentos odontológicos são realizados diariamente no Posto de Saúde Central, ESF d
Publicado em 28 FEV 2019
Secretaria da Saúde dedica mês de fevereiro para a Saúde Bucal

ARROIO DO MEIO – Cerca de 300 consultas e 500 procedimentos odontológicos são realizados mensalmente na rede municipal de saúde – Posto de Saúde Central, Estratégias de Saúde da Família dos bairros e Subprefeituras dos Distritos. Os números informados pela Secretaria Municipal da Saúde destacam os atendimentos de prevenção, restaurações, limpezas e extrações.

Entre as ações de prevenção voltadas para as famílias, destaque para visitas de dentistas às escolas, com palestras preventivas, entrega de material e escovação orientada. Esse ano o Município aderiu ao Programa Saúde nas Escolas, com o objetivo de ampliar o projeto. Recentemente, em 18 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu uma palestra preventiva sobre câncer de boca para representantes dos Grupos de Terceira Idade do Município. Esporadicamente também são repassadas orientações de saúde bucal nos encontros mensais de gestantes, com cuidados para as futuras mamães e para os bebês.

Os agendamentos para atendimentos odontológicos no Posto de Saúde Central devem ser realizados em sextas-feiras, das 11h às 12h e das 16h às 17h, pelo fone (51) 3716 1275 (enquanto houver fichas para a próxima semana). Já nas ESFs dos bairros e unidades dos Distritos, o agendamento é feito conforme cronograma de atendimento dos dentistas nas localidades. A equipe municipal de saúde bucal é formada por quatro dentistas – Sivandro Carlos Trasel (Estomatologista), Fábio Guarnieri (Bucomaxilofacial), Juliana Garbachi de Oliveira (Ortodontista) e Gilberto Goltz Gouvea Filho (Endodontista), mais duas auxiliares de saúde bucal – Gezieli Werle e Laísa Daldon Henz.