Legenda 1: Terrenos em mau estado de conservação potencializam a proliferação de pragas urbanas; Legenda 2: Setor de Serviços Urbanos trabalha semanalmente na manutenção de áreas verdes.
Publicado em 17 JAN 2019
NOSSA CIDADE, MEU LAR - Ações visam a limpeza urbana e o combate às pragas

ARROIO DO MEIO – O Departamento do Meio Ambiente está na coordenação de ações de limpeza urbana e combate às pragas, dentro do Programa Nossa Cidade, Meu Lar. Na última semana iniciou a desinsetização dos prédios públicos – postos de saúde, escolas, prefeitura e secretarias. Nos próximos dias o serviço será realizado no Centro e bairros, conforme a estabilidade climática permitir, já que é necessária a sequência de dias secos para o sucesso da aplicação. Simultaneamente é executado o programa de combate ao mosquito borrachudo na área rural, em parceria com Emater e comunidades, além do monitoramento dos agentes epidemiológicos no combate e prevenção do Aedes aegypti em pontos específicos, o que reflete no Município como um todo.

Para maior efetividade no combate às pragas, o Departamento do Meio Ambiente reforça a importância do apoio da comunidade na desinsetização de suas casas e roçadas de suas propriedades, incluindo as testadas das áreas rurais, o que colabora ainda para ampliar a visibilidade e segurança dos usuários das vias. Como ocorre anualmente neste período, muitas reclamações e denúncias são feitas por munícipes à Prefeitura, em decorrência do descaso de alguns proprietários na manutenção e limpeza de terrenos baldios. De acordo com o artigo 34 do Código de Posturas do Município, Lei 01/67, “os proprietários ou inquilinos são obrigados a conservar em perfeito estado de asseio os seus quintais, pátios, prédios e terrenos”, frisando que “não é permitida a existência de terrenos cobertos de mato, pantanosos ou servindo de depósito de lixo dentro dos limites da cidade”.

Segundo dados do setor de tributação do Município, existem mais de dois mil terrenos regularizados e sem edificações, dentre os quais, dezenas em situação de abandono. Diante da situação, a Administração Municipal reforça o pedido de colaboração da comunidade na manutenção destas áreas, que potencializam a proliferação de pragas urbanas. O Poder Público afirma que está se esforçando para manter a limpeza das áreas públicas, considerando que um terço dos servidores está em período de férias, o que exige priorizar alguns serviços emergenciais.

Ações do programa Nossa Cidade, Meu Lar:

**Jogue Limpo com Arroio do Meio – 30ª edição da Campanha de Descarte Ambientalmente Correto dia 23 de fevereiro;

**Desinsetização de ruas do Centro e bairros;

**Programa de Combate ao Borrachudo - realizado anualmente em parceria com a Emater e comunidades do interior;

**Programa de Controle de Natalidade de Animais – com aplicação de hormônios e castração de cães e gatos;

**Programa Abrace um Jardim – adoção de áreas verdes;

**Jogue Limpo com a sua Rua – realizado em localidades específicas em parceria com os moradores;

**Roçadas em áreas verdes públicas;