Administração Municipal, gerentes de instituições bancárias e CDL reunidos no Gabinete do Executivo.
Publicado em 17 JAN 2019
PREVENÇÃO - Instituições bancárias incentivam o uso do cartão no lugar de dinheiro para ampliar a segurança

ARROIO DO MEIO – O Prefeito Klaus Werner Schnack esteve reunido na manhã da quarta-feira, 16, com a Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Leonísia Kunzler e gerentes das instituições bancárias do Município, Jair de Almeida e Fábio Alexandre Majolo – Siredi, Fábio Rocha Nerbas – Banco do Brasil, Giovani Montanha Fernandes – Caixa Econômica Federal e Diva Berticell Guzzo – Banrisul.

Na ocasião foram abordadas medidas de prevenção e a importância do incentivo ao uso do cartão de débito no lugar do dinheiro de cédula, visando ampliar a segurança do comércio, dos clientes, das instituições e do Município como um todo. De acordo com os bancários, ações pontuais já são realizadas em cada instituição, mas surtiriam mais efeito com o engajamento dos comerciantes e clientes, que podem ampliar sua segurança ao substituir a circulação de dinheiro pelo uso de cartão nas transações comerciais.

Pensando numa ação conjunta entre comerciantes, instituições bancárias, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Comitê Gestor Integrado de Segurança Pública, o grupo definiu um encontro para o dia 12 de março, às 19h, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (ACISAM). O evento será marcado por uma palestra e cases sobre Segurança no Comércio, com dicas e orientações de prevenção. Mais detalhes serão divulgados adiante.

Previna-se: Além de preferir o uso do cartão de débito no lugar da cédula de papel, para evitar a circulação de dinheiro entre os estabelecimentos, outras dicas importantes asseguram sua família neste período de férias.

**Evite divulgar seu destino nas redes sociais, alertando delinquentes sobre a fragilidade da casa enquanto a família desfruta o veraneio;

**Cuidado com luzes externas ligadas e jornais acumulados no pátio por dias consecutivos;

**Confira a eficiência de fechaduras e aberturas da residência antes de viajar.