Legenda 1: Duas turmas receberam certificados na última semana, somando-se aos alunos atendidos no primeiro semestre, totalizado 43 jovens capacitados. Legenda 2: A empresa Girando Sol abriu as portas para receber visita técnica dos jovens e equipe do CRAS.
Publicado em 16 NOV 2018
JOVEM APRENDIZ - Município entrega certificados para jovens capacitados para o mercado de trabalho

ARROIO DO MEIO – A Administração Municipal fez a entrega de certificados para 29 jovens que participaram do Programa de Capacitação para Jovem Aprendiz. O evento foi realizado na última sexta-feira, 9, no Gabinete do Executivo, com a presença do Prefeito Klaus Werner Schnack, Secretário de Saúde e Assistência Social Gustavo Zanotelli, assistente social e psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social, adolescentes, representantes das famílias e das escolas. Estes jovens somam-se aos pioneiros do primeiro semestre, totalizando 43 jovens certificados pelo Programa idealizado pelo CRAS.

Na ocasião, Schnack parabenizou os jovens pela atitude. “Esse certificado comprova que vocês tiveram iniciativa e estão querendo se qualificar para o mercado de trabalho”, incentivou. O Chefe do Executivo também afirmou que “dar oportunidade aos adolescentes e fortalecer as famílias é um dos braços do Comitê Gestor de Segurança Pública”, referindo-se a demais ações realizadas em conjunto entre os órgãos de segurança pública e o Poder Público, envolvendo Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

Com oito encontros semanais, sendo o último uma visita técnica a empresas do Município, o Programa tem o objetivo de capacitar os participantes para uma postura profissional adequada à busca do primeiro emprego. Coordenada pela coaching Marcia Sehn, a capacitação é voltada para adolescentes entre 14 e 16 anos e aborda temas como apresentação pessoal, postura e ética profissional, comprometimento, responsabilidade, pontualidade, atitudes comportamentais, elaboração de currículo e entrevista de emprego, entre outros conhecimentos necessários para o desempenho profissional e a preparação ao mercado de trabalho.

Concluída a capacitação, a Administração Municipal, por meio do CRAS e Secretaria de Indústria e Comércio, está buscando parcerias com as empresas locais para incluir estes jovens no mercado de trabalho. “O programa reforça a importância dos estudos, uma vez que o adolescente precisa ser assíduo na escola e ter notas acima da média para participar do programa”, explica a equipe. A projeção é abrir novas turmas em 2019. Empresas interessadas em criar parcerias para oportunizar vagas pelo programa Jovem Aprendiz, podem entrar em contato com o CRAS, pelo fone (51) 3716 1166 ramal 334, ou direto na rua Gustavo Wienandts, nº 485.