Exposições, palestras, assembleias regionais, lazer, cultura, homenagens, gastronomia e demais atrações fizeram parte dos dois dias da 2ª Feira Agrícola de Arroio do Meio.
AGRICULTURA
Publicado em 01 NOV 2018
Comunidade movimenta Forqueta para prestigiar 2ª Feira Agrícola de Arroio do Meio e comemorar 30 anos do Distrito

ARROIO DO MEIO – Mais de três mil pessoas prestigiaram a 2ª Feira Agrícola de Arroio do Meio, realizada no Distrito de Forqueta nos dias 26 e 27 de outubro, com 27 expositores demonstrando seus produtos e serviços, incluindo agropecuárias, empreendimentos de maquinários, implementos, manutenção e revenda de máquinas agrícolas. A programação iniciou na manhã da sexta-feira, com pronunciamentos de autoridades, participação do Coral Municipal e descerramento de placas históricas na Subprefeitura e Igrejas de Pedra e São Vendelino. A manhã seguiu com visitação à Feira e apresentações de cases de quatro jovens empreendedores de diferentes segmentos urbanos e rurais, com destaque para os arroio-meenses Anna Laura Neumann, que falou sobre Marketing Pessoal e Diego Simonetti, que abordou sua experiência com Energia Solar.

A tarde do primeiro dia do evento sediou as assembleias de Prefeitos e Secretários da Agricultura de 14 municípios da Região – AMVAT, Consisa e ASAMVAT, em ambientes da Subprefeitura e Escola Municipal. Na ocasião foram abordadas pautas específicas, incluindo a divulgação dos roteiros turísticos de Arroio do Meio - Caminhos da Forqueta, já consolidado e Entre Vales e Arroios, que será lançado em novembro na Expovale. Simultaneamente foram realizadas palestras na Associação Esportiva Forquetense, sobre Manejo de Solo e Controle de Doenças em Pomares, com técnicos da Embrapa e Emater.

À noite, a Administração Municipal realizou uma solenidade alusiva ao aniversário de 30 anos do Distrito de Forqueta. Entre as atrações, homenagem aos Prefeitos e subprefeitos que fazem parte da história do Distrito, com pronunciamento do primeiro subprefeito, Aloysio Weschenfelder, e do atual, Luís Arthur Schneider. Ambos saudaram todos os presentes e felicitaram a comunidade pelo trabalho realizado em Forqueta. O Prefeito Klaus Werner Schnack recordou como iniciou a ideia da primeira feira, onde, segundo ele, a intenção era promover palestras técnicas, o que acabou avançando e eclodindo com a segunda edição, parabenizou e reforçou o agradecimento ao trabalho de toda comunidade de Forqueta. “Olhamos com muita atenção para o eixo Rui Barbosa/Forqueta, que tem muito a oferecer. Estamos prestigiando o Distrito para promover um desenvolvimento equilibrado no Município”, afirmou Schnack. A noite foi abrilhantada com as apresentações artísticas do Coral Vozes da Forqueta, CTG Querência, Banda Contagem Regressiva, encerrando com o DJ Michael Mause, de Kassel/Alemanha.

No sábado, o Dia da Família contou com artesanato, ervateira, brinquedos infláveis para as crianças e o momento especial na parte da tarde, com o lançamento dos festejos de 30 anos do grupo de danças Fröhsinn, que apresentou-se com 140 integrantes de sete categorias, levando o público aos aplausos. A 2ª Feira Agrícola foi promovida pela Administração Municipal Comunidade e Família, por meio da Secretaria da Agricultura, com apoio das demais secretarias e departamentos municipais, Emater - RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Arroio-meense de Desenvolvimento Rural (Conar), Associação Esportiva Forquetense e entidades do Distrito de Forqueta.