Posto de Saúde Central em atendimento Às mulheres na manhã do último sábado.
Publicado em 24 OUT 2018
OUTUBRO ROSA - Mulheres atendem ao chamado de prevenção da Secretaria Municipal da Saúde

ARROIO DO MEIO – Mais de 330 exames foram realizados na manhã do último sábado, 20, no Posto de Saúde Central, num dia voltado especialmente para as mulheres, em conscientização ao OUTUBRO ROSA – mês de prevenção e combate ao câncer de mama e colo de útero.

De acordo com o Secretário de Saúde, Gustavo Zanotelli, a equipe de saúde realizou 132 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, 67 mamografias, 62 coletas de pré-câncer, 37 medições de pressão e 37 exames de glicemia - HGT. “Alcançamos nosso objetivo de facilitar o acesso às mulheres que trabalham durante a semana e puderam realizar seus exames preventivos na manhã do sábado, sem interferir na rotina”, comenta.

O trabalho de prevenção acontece o ano inteiro na rede municipal de saúde, sendo intensificado em outubro - período mundialmente reconhecido pela prevenção e combate ao câncer de mama e colo de útero. Durante todo o mês as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) reforçam a importância dos exames preventivos e testes rápidos e as agentes comunitárias de saúde levam material informativo e orientações específicas sobre o assunto nas visitas domiciliares. A iniciativa é da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, visando alertar a comunidade sobre a importância da prevenção para o combate e cura do câncer.

Fotos: Xumby Wanderley Theves/divulgação