Cerca de 40 Municípios representados no Seminário Regional de Inspeção.
AGRICULTURA
Publicado em 27 SET 2018
SEMINÁRIO REGIONAL - Consisa VRT alavanca inspeção Regional

ARROIO DO MEIO – Na terça-feira, 25 de setembro, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari - CONSISA VRT promoveu um Seminário Regional de Inspeção, com o tema “A arte de produzir alimento seguro e saudável”. O evento foi realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio - Acisam, com apoio da Emater/RS, CODETER, CODEVAT, AMVAT, ASAMVAT e Regional Sindical do Vale do Taquari. O Seminário contou com a participação de mais de 120 pessoas de 40 municípios do Estado, representando entidades, agroindústrias, prefeituras e consórcios públicos.

A abertura da programação ocorreu às 8h30min, com pronunciamento de autoridades, seguida da primeira palestra com o tema “A importância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI)”, com Ariel Lima do SIM de Santana do Livramento. Na sequência, o médico veterinário coordenador do Departamento de Inspeção Sanitária, Adriano Becker, abordou a questão do SISBI pelo Consisa. Ainda pela manhã, João Carlos Taffarel, da Embrapa Uva/Vinho, abordou “Princípios básicos para elaboração de vinho e programas de certificação de vinhos”. Paralelamente, ocorreu reunião técnica com médicos veterinários dos SIM da região de abrangência do CONSISA VRT, para tratar sobre assuntos específicos das atividades diárias inerentes ao serviço de inspeção municipal.

A tarde iniciou com a médica veterinária do SIM de Nova Petrópolis, Raquel Mesquita, falando sobre “Certificação de origem de queijos artesanais”. Às 15h foi apresentado o case “Agroindústria AJP”, com a participação do produtor de mel, Airton José Peter. A tarde encerrou com mesa de debates sobre os assuntos abordados durante o Seminário.

O tema escolhido tem como principal finalidade incentivar as agroindústrias locais à produção de alimentos saudáveis e devidamente inspecionados, fabricados dentro dos padrões de higiene, apropriados ao consumo humano. O Consórcio, considerando a atual conjuntura e preocupado em fomentar a economia local, apostou neste evento que superou as expectativas e repercutirá positivamente na evolução das discussões e construção de novas soluções.

O Prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack, Presidente em Exercício do CONSISA VRT, reforça que a busca pelo Sisbi permite abrir portas para que os empreendedores locais comercializem seus produtos em todo o País. “Considerando que o Vale do Taquari é visto como vale dos alimentos, abre-se uma oportunidade única de alavancarmos a economia dos municípios, abrindo mercados consumidores, agregando valor e renda aos empreendedores locais”, afirma.