Representantes de 25 municípios participaram da assembleia realizada nessa quinta-feira em Arroio do Meio.
Publicado em 17 AGO 2018
VALE DO TAQUARI - Consisa anuncia novos editais novos editais para os Municípios associados

ARROIO DO MEIO – Presidida pelo Prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari – CONSISA VRT, realizou nessa quinta-feira, 16, sua Assembleia Geral. O evento ocorreu na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (ACISAM) e contou com a participação de 25 municípios associados, representados por Prefeitos, Secretários de Saúde e de Agricultura.

Na pauta foram discutidos o Programa SAMU, Inspeção Sanitária, Pleito de recursos junto às bancadas gaúchas, Orçamento 2019 e assuntos gerais referentes a novos processos de registro de preços e credenciamento de profissionais. “O Consórcio está ampliando a oferta de serviços e materiais, buscando economia e redução de burocracia aos Municípios associados”, afirma Schnack.

Sobre o Departamento de Inspeção Sanitária do Consisa, foram reafirmadas as tratativas para buscar equivalência do Consórcio junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que teve mais um avanço após aprovação dos Prefeitos do anteprojeto de lei e decreto que dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e os procedimentos de inspeção sanitária. O objetivo é habilitar o Consórcio ao SISBI, como pioneiro no Estado, permitindo que as empresas locais obtenham habilitação para comercializar seus produtos em todo o país.

Os Prefeitos aprovaram o Orçamento 2019 da entidade, próximo a R$ 24 milhões. Ainda foram tratados assuntos gerais sobre sistemas de registros de preços para aquisição de materiais odontológicos, médicos hospitalares, fraldas e locação de câmeras de videomonitoramento, assim como processo de chamamento público referentes a editais em andamento. Além da presença dos gestores e representantes dos municípios, a reunião contou a equipe de colaboradores do Consórcio, que busca qualificar-se para atender as demandas dos municípios associados e manter-se estrategicamente como ferramenta de apoio à execução de políticas públicas e otimização de recursos que estão cada vez mais escassos.

**Assuntos gerais - novos processos licitatórios:

- Sistemas de registros de preços: materiais odontológicos, médico-hospitalares e fraldas; Locação de equipamentos de Videomonitoramento; Locação e fornecimento de materiais de oxigenoterapia para uso nas ambulâncias SAMU VT, Unidades Básicas de Saúde, domiciliar em pacientes usuários do SUS dos municípios associados ao CONSISA VRT;

- Processos de chamamento público: Edital publicado para credenciamento de novos prestadores de serviços, conforme tabela de preços do Consórcio; Edital para emissão de laudos e pareceres técnicos conclusivos na área ambiental dos processos de licenciamento de atividades de impacto local, conforme necessidade dos municípios associados ao CONSISA VRT.