Edital foi lançado na presença na Casa do Museu de autoridades, comunidade e grupos culturais.
Publicado em 17 AGO 2018
Município lança edital do projeto Tem Música no Museu

ARROIO DO MEIO – Na presença de autoridades, comunidade e representantes dos grupos do Núcleo Municipal de Cultura, a Casa do Museu sediou na tarde da segunda-feira, 13, o lançamento do edital Tem Música no Museu. O projeto será financiado pelo Governo do Estado com recursos do Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura, somado à contrapartida do Município. O objetivo é proporcionar a iniciação musical - vocal e instrumentos - para crianças e jovens através de oficinas, visando a formação de uma Orquestra Municipal.

Para abrilhantar o evento, o Coral Municipal, que completa 43 anos de atividades e atualmente é regido por Adriano Prediger, fez sua participação entoando o Hino de Arroio do Meio e uma canção tradicionalista. A Coordenadora do Departamento de Cultura/Casa do Museu, Carla Jaqueline Schroeder, contextualizou o projeto, que viabiliza a ideia de um Museu inovador, que oferece exposições temáticas contextualizadas no tempo e espaço, além da conexão com novas tecnologias e público e desenvolvimento da arte através da música.

Na sequência, a Presidente do Núcleo Municipal de Cultura, Alice Forneck, lembrou que o Núcleo completa 30 anos e é composto por 11 grupos, incluindo danças alemãs, gaúchas, canto coral, teatro e artesanato, que recebem auxílio financeiro do Poder Público e como contrapartida participam de eventos do Município. “Este é um incentivo e uma inspiração para que a música instrumental seja divulgada dentro e fora de Arroio do Meio”, comemora.

O Prefeito Klaus Werner Schnack e a vice Eluise Hammes ressaltaram o orgulho pela diversidade cultural do Município e a alegria pelo momento que marca o início do sonho de uma orquestra municipal, citada no Plano de Governo aprovado em 2016 pela comunidade. Schnack lembrou de mais duas ações paralelas que foram encaminhadas simultaneamente como incentivo à arte musical. “Essa semana ocorre o terceiro encontro do conjunto instrumental na Secretaria de Educação e Cultura”, afirma Schnack, referindo-se à oficina realizada em quartas-feiras à noite desde 1º de agosto, sob coordenação do professor Cristiano Leonhardt. “Além disso, estamos buscando uma emenda de R$ 100 mil junto ao Governo Federal, para aquisição de instrumentos”, informa. “São três frentes importantes para Arroio do Meio ficar ainda mais musicalizada”, salienta.

Saiba mais:

**Em setembro abrem as inscrições para profissionais interessados em participar do edital Tem Música no Museu;

**O período de inscrições para alunos inicia em fevereiro;

**As oficinas serão realizadas de março a novembro de 2019, na Casa do Museu, com encontros semanais;

**O investimento para viabilizar o projeto é de R$ 72 mil, sendo R$ 50 mil de recursos provenientes do Governo do Estado, somado à contrapartida do Município.