Roteiro de visitação ao Distrito de Forqueta incluiu obra de pavimentação, ampliação e atendimento em Turno Integral na Escola e avanços na Subprefeitura.
Publicado em 13 JUL 2018
FORTALECENDO O INTERIOR - Administração acompanha e anuncia avanço de ações no Distrito de Forqueta

ARROIO DO MEIO – Numa semana marcada por avanços para a comunidade de Forqueta, o Prefeito Klaus Werner Schnack, acompanhado da vice Eluise Hammes, Secretários e Coordenadores Municipais, realizaram roteiro de visitação ao Distrito na quarta-feira, 11, incluindo obra de pavimentação, Escola Municipal e Subprefeitura, onde anunciaram novidades para a comunidade local.

O roteiro iniciou na pavimentação com pedras de basalto da rua Adolfo Schneider, que está com 52% da obra executada. Ao todo serão calçados 2.843,64m², beneficiando 25 lotes, incluindo a construção de calçada de passeio, num investimento superior a R$ 210 mil, provenientes de emenda parlamentar, com contribuição dos moradores, conforme previsto em lei. Além dos representantes da Administração Municipal, a visita à obra foi acompanhada por vereadores e moradores do Distrito.

Dali, o grupo seguiu para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Arlindo Back, que desde o início do ano atende 16 alunos de quatro e cinco anos em Turno Integral. O avanço na Educação Infantil foi possível graças à ampliação de 106,91m², incluindo nova sala de aula, despensa, banheiros feminino e masculino e lavanderia, além da reforma de 48,94m², que adaptou refeitório e cozinha, a partir da junção dos espaços com outra sala. O investimento foi próximo a R$ 90 mil. Junto a representantes do Círculo de Pais e Mestres e direção da Escola, o grupo almoçou com as crianças, degustando o cardápio elaborado por nutricionista da Secretaria de Educação, a partir dos alimentos fornecidos basicamente pela Agricultura Familiar.

Após o almoço com as crianças, os representantes do Executivo juntaram-se a demais lideranças do Distrito em frente à Subprefeitura, onde estava estacionada a nova retroescavadeira destinada ao atendimento da localidade, proveniente de um pacote de equipamentos agrícolas adquiridos com recursos da bancada gaúcha. O novo equipamento substitui o antigo, usado há mais de uma década para manutenção das estradas e serviços em propriedades rurais de Forqueta.

Na oportunidade, o Coordenador da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Henrique Meneghini, recordou o encontro realizado em janeiro de 2017 com empreendedores e líderes do eixo Rui Barbosa/Forqueta, que levantaram demandas necessárias para o desenvolvimento do entorno, incluindo a necessidade da Educação Infantil para a instalação e ampliação de empresas na Região. Na sequência, o Secretário da Saúde, Gustavo Zanotelli, oficializou a contratação de um novo médico para o atendimento às famílias do Distrito, atendendo solicitações levantadas durante o programa de interiorização realizado na comunidade no primeiro semestre do ano. “Em breve teremos uma profissional de enfermagem e a criação de grupos de saúde preventiva na comunidade”, complementou o Secretário.

Entre os anúncios mais esperados da tarde, Schnack confirmou a implantação da Etapa Creche/Educação Infantil – zero a três anos a partir de 2019 no Distrito. Numa decisão conjunta entre Poder Público e comunidade local, o espaço para o atendimento das crianças será adaptado junto à Subprefeitura. “Desde já trabalharemos na organização do espaço físico, mobiliário e burocracia para iniciar o atendimento no próximo ano”, reforçou a Secretária de Educação e Cultura, Mara Betina Forneck. Entre as manifestações levantadas por representantes do Legislativo e comunidade presentes, repetiram-se agradecimentos e a importância deste avanço para o Distrito. “Ficamos felizes em ver tantos setores contemplados”, afirmou o vereador Marcelo Schneider. “Até que enfim esta obra tão sonhada sai do papel”, concordou o vereador Roque Hass. “Ressaltar a sensibilidade da Administração por enxergar que o Distrito tem vontade e condições de crescer. Olhar para frente e acreditar no futuro”, reforçou Paulo Grassi. “Estamos satisfeitos com tantas coisas acontecendo para o desenvolvimento do nosso Distrito”, complementou a vereadora Adiles Meyer.

Para completar o roteiro, Schnack oficializou o novo Subprefeito do Distrito. O jovem Luis Arthur Schneider, morador do Distrito, mecânico do Parque de Máquinas/Secretaria de Obras há oito meses, Técnico em Administração, com experiência no setor primário, setor privado, autônomo e implementos agrícolas, assume a partir da próxima semana. “Agradeço a confiança da Administração, conto com o apoio da equipe e de toda a comunidade para avançarmos juntos no desenvolvimento de Forqueta”, salientou Schneider.

Schnack complementou. “São ações que visam o desenvolvimento da comunidade de Forqueta como um todo, com o objetivo de proporcionar conforto e bem-estar para as famílias do Distrito, cuidando do bem maior que são nossas crianças”, ressaltou. Para finalizar, as equipes de Planejamento, Engenharia e Educação, líderes locais, Executivo e Legislativo visitaram o espaço que sediará o atendimento à Etapa Creche/Educação Infantil, que deve passar por adaptações nos próximos meses.