Capacitação teve parte teórica e prática.
Publicado em 21 JUN 2018
Município oferece capacitação técnica sobre Arborização Urbana

ARROIO DO MEIO – Dando sequência às ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Departamento Municipal do Meio Ambiente promoveu uma Capacitação Técnica sobre Arborização Urbana. O evento ocorreu no dia 14, dividido em dois momentos - parte teórica realizada na Secretaria de Educação e Cultura e a técnica nas ruas do Centro, ambas ministradas pelo biólogo e arborista João Augusto Bagatini, membro da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana.

A capacitação certificou 20 participantes, incluindo servidores públicos responsáveis pela arborização e fiscalização do Município, profissionais do setor privado, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ecobé e Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codemam). Entre os assuntos abordados, destaque para planejamento da arborização, tipos de podas de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 16.246-1, equipamentos e ferramentas apropriadas para manejo de árvores, consequências estéticas e fitossanitárias de podas mal feitas, entre outros.

De acordo com o Coordenador do Departamento de Serviços Urbanos, Airton Schmidt, os servidores avaliaram positivamente a proposta. “Uma oportunidade única, onde aprendemos de forma técnica como melhor executar esse serviço que é realizado durante todo o ano nos passeios e áreas públicas do Município”, aprovou.

Mais ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente realizadas em Junho:

**Nossa Praia é Aqui – instalação de placas informativas de conscientização do descarte correto do lixo seco nos bairros e loteamentos;

**Apresentação sobre Ácaros para alunos da Escola Municipal Barra do Forqueta;

**Apresentação do teatro com tema ambiental “Lá na Casa da Vizinha”, do Grupo teatral Luz e Cena, no salão Comunitário Arroio Grande Superior, dia 21, 19h30min.