NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Sessão de Cineclube do mês de abril com temática indígena.
CULTURA
Publicado em 12 ABR 2017
Cineclube Real retorna com sessões mensais a partir do dia 27

ARROIO DO MEIO – O Cineclube Real retorna dia 27 de abril, às 19h, com exibições mensais na Casa do Museu. O filme exibido esse mês será “Serras da Desordem”, premiado documentário com temática indígena, em alusão ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril.

Para o bate-papo com os convidados, a Coordenadora da Casa do Museu, Carla Schroeder, convidou o professor de Geografia, Douglas Schlabitz, que debaterá o contexto do filme com os presentes. O Cineclube Real está localizado junto à Casa do Museu – rua Visconde do Rio Branco, 604/Centro, e oferece sessões mensais gratuitas de cinema, na terceira ou quarta quinta-feira do mês, conforme anunciado na véspera da exibição.

Saiba mais: “Serras da Desordem” é um premiado documentário do cineasta italiano Andrea Tonacci, produzido no Brasil, e lançado no ano de 2006. Retrata o massacre da tribo Awá-Guaiá nos anos 70 na Amazônia, por meio da história de Carapirú, sobrevivente do massacre.

Sinopse: Carapirú é um índio nômade, que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante 10 anos ele perambula sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2000 km de distância de sua fuga inicial. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Ferreira Possuelo, em uma semana ele se torna manchete por todo país e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas em relação à sua origem e identidade. Na tentativa de identificar sua origem ele reencontra um filho, com quem retorna ao Maranhão. Porém o que Carapirú encontra ao retornar já não está mais de acordo com sua vida nômade.

 


Fotos: Divulgação
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.