Programação especial marcou os 15 anos da ESF, junto à equipe de profissionais, administração municipal e comunidade do bairro.
Publicado em 24 NOV 2016
SAÚDE PREVENTIVA ESF Navegantes comemora 15 anos de atendimento à comunidade

ARROIO DO MEIO – A primeira Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Arroio do Meio completou 15 anos de atividades no dia 19 de novembro. Para marcar a data, a equipe do posto preparou uma programação especial na segunda-feira, 21, para a comunidade do bairro, com apresentação musical do grupo Orquídeas, composto por moradoras locais.

Em sua participação no evento, o Prefeito Sidnei Eckert agradeceu e parabenizou o trabalho da equipe e o bom uso que a comunidade faz do espaço. “No último ano inauguramos duas novas unidades básicas de saúde nos bairros, visando qualificar o atendimento à nossa comunidade”, relembrou. Moradora do bairro há 15 anos, Vera Lúcia da Silva, 33, é um exemplo clássico do acompanhamento da saúde familiar realizada no posto. Com dois filhos, Leonarda, 13 e Mateus, 2, fez todo o acompanhamento das duas gestações com a equipe de profissionais do posto e realiza consultas com pediatra e clínico geral, além de receber periodicamente a visita domiciliar da agente de saúde, tendo todo seu histórico familiar e de saúde arquivado. “Sempre que preciso procuro o posto e sou bem atendida”, afirma.

A equipe do ESF do bairro Navegantes é composta por médica clínica geral, enfermeira, técnica de enfermagem, cinco agentes comunitárias de saúde, secretária e serviços gerais. Oferece também atendimento semanal de Dentista e bimensal das especialidades de Pediatria e Ginecologia, além de atendimentos domiciliares a pacientes acamados. Com foco na saúde preventiva, a equipe desenvolve grupos semanais de atividades físicas, artesanato, gestantes e de promoção em saúde.

Além da ESF Navegantes, a rede básica de saúde do Município é composta por mais quatro ESFs nos bairros Bela Vista, Aimoré, São Caetano e Rui Barbosa, Posto de Saúde Central, unidades de atendimento nos distritos de Palmas, Forqueta e Arroio Grande, Unidade Móvel de Saúde nas demais localidades e Plantão Médico 24 horas no Hospital São José, para casos de urgência e emergência.