Representantes do Executivo em visita à ECEI do bairro Navegantes.
Publicado em 27 OUT 2016
Executivo mantém atenção especial à Educação Infantil

ARROIO DO MEIO – Com cheirinho de feijão nos corredores, hora de contar as novidades do final de semana numa das salas, atividades recreativas em outra e crianças brincando na pracinha, o Prefeito Sidnei Eckert, a Coordenadora Pedagógica Naiara Regina Tres e a Coordenadora da Educação Infantil, Denise Neumann, foram recebidos na segunda-feira (24) pela manhã, na Escola Comunitária de Educação Infantil (ECEI) Atalaia, no bairro Navegantes.

Conduzidos pela diretora Iolanda Bruxel, os representantes do Executivo visitaram todas as salas e espaços da Escola, interagindo com as 104 crianças de quatro meses a cinco anos, ali matriculadas. A visita de rotina faz parte do trabalho realizado diariamente nas escolas do Município, visando o bem-estar e a qualidade de ensino e cuidados com as crianças. “Cuidamos de forma especial das nossas crianças, porque sabemos da responsabilidade dessa missão e queremos proporcionar mais tranquilidade para os pais realizarem suas atividades enquanto seus filhos são bem cuidados”, afirma Eckert.

Arroio do Meio possui oito ECEIs, com cerca de 730 crianças de quatro meses a cinco anos de idade matriculadas. Durante o ano, a Administração Municipal investe mais de R$ 4 milhões na Educação Infantil, incluindo alimentação, recursos humanos e manutenção de infraestrutura. O valor soma-se à contribuição dos pais, para o atendimento integral da etapa creche e/ou contra turno da etapa pré-escola.

Além disso, cerca de 340 crianças de quatro e cinco anos de idade estão matriculadas nas 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), atendendo ao Plano Municipal de Educação, em conformidade com a emenda 59 da Constituição Federal, que fixa a obrigatoriedade de crianças da etapa pré-escola devidamente matriculadas na escola regular. Embora a Lei passa a valer este ano para todo o País, Arroio do Meio já vem inserindo gradativamente, desde 2009, as crianças dessa idade na rede pública, somando 1.080 crianças na Educação Infantil, entre matrículas nas EMEFs e atendimentos nas ECEIs.

Educação Infantil de Arroio do Meio em números:

**8 Escolas Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs);

**Cerca de 730 crianças de quatro meses a cinco anos de idade atendidas;

**120 educadoras, mais 26 profissionais de apoio;

**Investimento mensal superior a R$ 300 mil.