NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Alunas produziram franjas para toalhas, bolsas, cintos, pulseiras, chinelos e bonecas.
CULTURA
Publicado em 06 OUT 2016
QUALIFICAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DO ARTESANATO LOCAL - Artesãs e agricultoras participam de curso de macramê

ARROIO DO MEIO – Dando sequência aos cursos de qualificação e diversificação do artesanato local, promovidos durante o ano pela Administração Municipal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foi realizado essa semana o Curso de Macramê.

Em 32 horas de aula, ministradas entre terça e sexta-feira, na Secretaria de Educação e Cultura, 14 alunas - artesãs e produtoras rurais, aprenderam técnicas de tecer fios de forma manual, trabalhando com os dedos, na formação de cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. “O macramê é a arte de dar nós”, explica a artesã pelotense, instrutora do Senar, Márcia Viana Duran.

As agricultoras aposentadas de Forqueta, Valéria Hofstetter, 73 e Teresinha Steffler, 58, aprovaram a oportunidade. “Eu não tinha nem noção de como se fazia”, afirmam, finalizando suas toalhas decoradas com a técnica do Macramê. Com o objetivo de utilizar a técnica como fonte de renda, a artesã e agricultora Elci Rodrigues da Silva, 54, soma o aprendizado aos cursos gratuitos realizados anteriormente. “Já participei dos cursos de arte em porongo, palha de milho e trigo e lã de ovelha”, afirma.

 

 


Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.