Grupos de Saúde preventiva e demais ações de prevenção são realizadas semanalmente nos postos de saúde.
Publicado em 06 OUT 2016
SAÚDE PREVENTIVA - Sábado especial para as mulheres marca o Outubro Rosa

ARROIO DO MEIO – O mês de outubro é marcado pela simbologia da prevenção da saúde feminina. Comemorado internacionalmente, o movimento Outubro Rosa foi criado para conscientizar, principalmente as mulheres, dos fatores de risco, de proteção e das medidas de detecção precoce do câncer de mama.

Para marcar a data, a Secretaria Municipal da Saúde promove uma ação especial na manhã do próximo sábado, 15 de outubro, no Posto de Saúde Central. O local estará aberto ao público feminino das 8 às 11h30min, para coleta de pré-câncer e autorizações de mamografias. “Nosso trabalho de prevenção acontece todos os meses do ano. Mensalmente disponibilizamos, junto ao Hospital São José, 72 exames de mamografia, através do SUS. A prevenção tem que ser diária e constante”, ressalta o Secretário da Saúde, Gustavo Zanotelli.

Zanotelli explica ainda que outras ações de saúde preventiva acontecem durante o ano, por meio de grupos de saúde de Gestantes, Atividades Físicas, Caminhadas, Tabagismo, Reeducação Alimentar, Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que se reúnem semanalmente para a prática de atividades e palestras orientadas por profissionais da saúde. “Além disso, a Administração Municipal ampliou o atendimento especializado nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Aimoré, São Caetano, Navegantes, Bela Vista e Rui Barbosa, disponibilizando médica Ginecologista e Obstetra nos bairros, visando a promoção à saúde preventiva e o bem-estar da comunidade”, finaliza.

Fotos: Secretaria Municipal da Saúde