INCENTIVO AO ARTESANATO Município realiza mais um curso de diversificação e qualificação do artesanato
Publicado em 01 SET 2016

ARROIO DO MEIO – Dando sequência a dois cursos de aproveitamento de lã de ovelha – tecelagem e feltragem e confecção de lã – promovidos durante o ano para as artesãs a agricultoras arroio-meenses, aconteceu na última semana (19 a 23), na Casa do Museu, o curso de Confecção em lã crua, realizado numa parceria entre Prefeitura Municipal/Departamento de Cultura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado (STR).

Durante as 40 horas de qualificação, ministradas pela artesã pelotense Márcia Viana Duran, as 10 alunas produziram diversas peças de vestuário, decoração e acessórios. Somando os três cursos realizados durante o ano, aprenderam técnicas desde a retirada da lã do animal, dicas sobre as raças mais apropriadas para a lã de qualidade, lavagem, tingimento, preparação do tear, acabamento e produção de peças com lã de ovelha.

Alunas regressas nos cursos gratuitos ministrados pelo Senar, a artesã Isoldi Roloff e a agricultora Sônia Ana Dier Eckert, aprovaram a nova oportunidade. “Há anos eu queria fazer um curso de tear, aprender todas as técnicas, desde o chumaço de lã até o produto final. É muito interessante, a gente se apaixona por isso”, afirma Isoldi. “Novamente apreendi coisas novas”, completa Sônia.

Segundo a dirigente cultural, Angélica Diefenthaler, em outubro será realizado o curso de Macramê. “Mais de 30 cursos ministrados pelo Senar foram promovidos em Arroio do Meio desde 2009, qualificando e diversificando o setor primário e o artesanato local”, afirma.