Representantes da Administração Municipal e do Hospital São José visitam ampliação onde serão instalados CME a sala do Centro Cirúrgico.
Publicado em 11 AGO 2016
Hospital São José em fase de ampliação

ARROIO DO MEIO – Em contramão às dificuldades que assolam a saúde pública do Estado, o Hospital São José (HSJ) está em fase de ampliação. Essa semana o Prefeito Sidnei Eckert, vice Áurio Scherer e Secretário Municipal da Saúde, Gustavo Zanotelli conheceram a obra que serve de base para o projeto de instalação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Arroio do Meio, conforme projeto aprovado pela Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul. Guiados pelo diretor José Clóvis Soares e demais membros da equipe do HSJ, os representantes do Executivo acompanharam o andamento da obra que iniciou em fevereiro e segue até o final do ano.

A ampliação viabilizada nos fundos do Hospital abrigará o Centro de Materiais e Esterilização (CME) e mais uma sala para o Centro Cirúrgico, a serem interligados à estrutura já existente. A nova infraestrutura permite futura ampliação vertical, viabilizando 10 leitos de UTI Adulto Tipo II. O investimento inicial é superior a R$ 700 mil, provenientes de recursos da mantenedora da Instituição e Município (R$ 175 mil). Além da ampliação física, o Hospital já adquiriu equipamentos com recursos de emendas parlamentares destinadas para o projeto da UTI e para o CME.

Durante o encontro, Soares ressaltou a importância da parceria entre Hospital, Poder Público e comunidade, para dar continuidade ao trabalho realizado pela instituição no Município. “É sempre uma angústia não conseguir uma UTI para nossos pacientes por falta de leitos no Estado”, afirma o diretor. Eckert enalteceu o empenho do Hospital para os avanços do projeto da UTI. “Enquanto tantos hospitais estão fechando e passam por tamanha dificuldade, o São José avança em obra física e aquisição de equipamentos, o que nos mostra que temos que seguir empenhados com o nosso sonho de viabilizar uma UTI em Arroio do Meio”, afirma o Prefeito.

Saiba mais:

**Atualmente o Hospital São José possui 88 leitos, dos quais, 79 para o SUS. Existe planejamento de ajuste para 100 – condição que favorecerá para implantação de uma UTI;

**Desde 2012 a administração municipal e o HSJ buscam recursos para possibilitar a instalação da UTI em Arroio do Meio. Desde então, cerca de R$ 700 mil em emendas foram confirmados para aquisição de equipamentos.