Legenda 1: Equipe de Saúde do Posto e Administração Municipal agradeceram a participação da comunida
Publicado em 14 JUL 2016
São Caetano comemora um ano de atividades da Unidade Básica de Saúde

ARROIO DO MEIO – Mais de 22 mil atendimentos foram realizados em um ano de atividades da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Caetano. Os números foram apresentados no dia em que o posto completou o primeiro ano de atendimento à comunidade dos bairros São Caetano e Novo Horizonte (27 de junho), e incluem consultas médicas (Clínico Geral, Pediatria e Ginecologia), enfermagem, farmácia básica, visitas domiciliares, vacinas, exames pré-câncer, verificação de pressão arterial, injeções, curativos, entre outros.

A data foi comemorada com uma programação especial, que iniciou com a palestra “Relacionamento entre pessoas”, ministrada pela psicóloga Noeli Zanotelli. Participaram moradores da área de abrangência do posto, equipe de saúde local, Prefeito Sidnei Eckert, vice Áurio Scherer e Secretário Municipal da Saúde, Gustavo Zanotelli. Na ocasião, Eckert ressaltou a prioridade da Administração Municipal pela promoção da saúde preventiva, com foco em aproximar cada vez mais o acesso à saúde aos lares arroio-meenses. “Hoje sabemos que é possível atingir idade com qualidade de vida cada vez maior, e é isso que queremos proporcionar à nossa comunidade”, projeta.

A semana de comemorações seguiu com uma festa junina voltada ao grupo Roda de Conversa, que se reúne quinzenalmente no posto com profissionais de saúde, para dialogar, fortalecer vínculos e atividade de oficina terapêutica. O encerramento da programação ficou por conta da extensionista da Emater, Erica Goulart, que tratou do tema “Ervas aromáticas”, com dicas de cultivo, preparo, armazenamento e aproveitamento de ervas. Durante a programação, as participantes relataram as facilidades de ter o posto de saúde perto de casa e da qualidade dos atendimentos prestados. “É muito bom ter o posto de saúde tão perto. Antes eu tinha que pegar ônibus para ir ao Centro, agora em poucos minutos estou aqui e sou muito bem atendida”, relata Rejane Diedrich, 60. “Adoro receber as visitas domiciliares da equipe de saúde. A partir do incentivo da agente comunitária comecei a participar de um grupo de atividades físicas que o posto oferece”, relata.

A UBS São Caetano está localizada na rua Alfredo Wedeling Ehrenbrink, 2749, bairro São Caetano, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h45min e das 13h às 16h45min. A unidade junta-se ao Posto de Saúde Central e às Estratégias de Saúde da Família localizadas nos bairros Bela Vista, Navegantes, Aimoré e Rui Barbosa, inaugurada recentemente.

Atividades/atendimentos prestados em 1 ano da UBS São Caetano:

*Farmácia – 5.279; *Consultas médicas – 4.483 (Clínico Geral) + 556 (Pediatria), + 293 (Ginecologia); *Verificação de pressão – 4.580; *Visitas domiciliares – 4.103; *Teste Glicose – 643; *Vacinas – 618; *Injeções – 569; *Curativos – 454; *Pré-câncer – 262; *Pericultura – 175; *Retirada de pontos – 92 e *Grupos – 48.