Legenda: Comunidade e autoridades na manhã festiva que marcou a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde.
Publicado em 27 JUN 2016
SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ! - Administração entrega UBS de Rui Barbosa em manhã festiva

ARROIO DO MEIO – Cerca de 200 pessoas participaram da entrega oficial da nova Unidade Básica de Saúde (UBS/ESF 5) do bairro Rui Barbosa, realizada na manhã do último sábado, 25. A cerimônia foi abrilhantada com a apresentação da orquestra formada por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Princesa Isabel. A UBS de Rui Barbosa iniciou os atendimentos na manhã dessa segunda-feira, 27, na rua São Jorge, 248, próximo à Escola Municipal e Área de Lazer do bairro. O horário de atendimento será das 7h30min às 11h45min e das 13h às 16h45min, de segunda a sexta-feira. O telefone de contato é (51) 97946857.

Abrindo os pronunciamentos, o Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Zanotelli, resgatou dados técnicos da obra e agradeceu a Administração Municipal “pela incansável busca de recursos que tornam sonhos como esse em realidade”. Na sequência apresentou a equipe de profissionais que atenderá a comunidade a partir de hoje, incluindo médica Clínico Geral, enfermeira, técnica em enfermagem, agentes de saúde, secretária e auxiliar de serviços gerais, além de dentista e médicos Ginecologista e Pediatra, conforme agendamento semanal.

Em nome da comunidade, Marlise Westenhofen agradeceu a Administração Municipal pela obra. “É muito gratificante ter uma unidade de saúde mais perto de nossas casas. A comunidade de Rui Barbosa está muito contente e agradecida”, afirma. Da mesma forma, o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Volk, agradeceu a todos que se envolveram para a concretização da nova unidade. “É uma manhã de agradecimentos. Juntos chegamos a esse belíssimo resultado”, resumiu.

Destacando a importância do trabalho comunitário, o Prefeito Sidnei Eckert recordou outras obras realizadas recentemente na área da saúde, que recebe investimento anual superior a 20% no Município, com foco na prevenção. “Enquanto vemos problemas a níveis estadual e nacional, Arroio do Meio está investindo e ampliando os serviços à comunidade, levando a saúde cada vez mais próxima das pessoas”, afirma. “É uma alegria e um orgulho estar hoje aqui para entregar essa obra a uma comunidade tão bonita, unida e trabalhadora”, comemora Eckert. A cerimônia seguiu com a bênção do Padre Afonso e Pastor Jair e o desenlace da fita inaugural, liberando a Unidade Básica de Saúde para visitação da comunidade.

Saiba mais: O investimento para a viabilização da UBS Rui Barbosa é de R$ 670 mil, incluindo adaptação da área com execução de muro de contenção e rede de drenagem pluvial, construção do prédio e mobiliário. Do total, R$ 408 mil são provenientes do Ministério da Saúde e R$ 260 mil de contrapartida do município. A obra de 302,63m² é composta por infraestrutura necessária para prestar atendimentos médicos e odontológicos, salas de atividades coletivas, vacinação, farmácia e outros. A nova unidade de saúde soma-se à infraestrutura formada pelo Posto de Saúde Central, Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Bela Vista, Navegantes, Aimoré e São Caetano.