Legenda: Artista Sílvio Farias, Prefeito Sidnei Eckert e dirigente cultural Angelica Diefenthaler em
Publicado em 16 JUN 2016
Vídeo com obra de arte em telhado de Forqueta ultrapassa um milhão de visualizações

ARROIO DO MEIO – Mais de um milhão de visualizações em todo o mundo. Essa é a marca emblemática que alcançou o vídeo do artista local Sílvio Farias, postado há pouco mais de um ano no Youtube e redes sociais. Nas imagens, Farias mostra resumidamente, como transformou o telhado de uma casa antiga, localizada na estrada geral de Forqueta/VRS 811, numa obra de arte a céu aberto, reproduzindo a famosa tela La Scapigliata (Cabeça de Mulher), do pintor Leonardo Da Vinci, ao alcance de todos que passam na via, em tamanho inúmeras vezes maior que a obra original.

Em visita realizada na última semana ao artista que escolheu Arroio do Meio para viver, o Prefeito Sidnei Eckert e a Dirigente cultural Angelica Diefenthaler foram recebidos numa residência tomada por obras de arte, resgate e reestruturação de móveis e aberturas, o que evidencia a criatividade e o talento do artista.

Quando questionado sobre o que o inspirou a reproduzir a tela no telhado da casa, o artista não pensa duas vezes para responder. “A necessidade”, assume. “Tinha pouco dinheiro para reformar toda a casa e transformar o material simples que eu tinha em algo bonito, interessante”, explica. “Resolvi usar o que eu melhor sei fazer, a pintura”, afirma Farias, que restaurou cerca de 1.480 telhas francesas retiradas de um galinheiro. Sobre os projetos, Farias admite que seu sonho é transformar o espaço numa galeria de arte a céu aberto, ampliar a infraestrutura existente e viabilizar um atelier onde hoje existe a casa, para receber artistas e interessados em produzir obras de arte.