NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Legenda 1: Antes das 9h, a Rua já estava tomada de resíduos eletrônicos; Legenda 2: Pequeno Luis Hen
MEIO AMBIENTE
Publicado em 09 JUN 2016
JOGUE LIMPO COM ARROIO DO MEIO - Mais de mil eletroeletrônicos são recolhidos em Campanha na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente

   ARROIO DO MEIO – Mantendo a média das edições anteriores, a 16ª Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo com Arroio do Meio, realizada no último sábado, 4, na Rua de Eventos, registrou 1.060 eletroeletrônicos recolhidos. Os destaques dessa edição ficaram novamente por conta dos televisores – 152 (20 a mais que na edição de março), carregadores de celular – 102, celulares – 106, DVD/vídeo cassete/receptor – 95, controles de TV – 55 e rádios – 56. Entre os demais resíduos, aumento no descarte de óleo de cozinha – 258 litros e lâmpadas fluorescentes – 434 unidades.

   Alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no domingo, 5 de junho, o evento contou com a participação especial de alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, de Arroio Grande, que apresentaram o projeto de conscientização e descarte correto de lixo, desenvolvido com a comunidade do Distrito. Da mesma forma, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Arroio do Meio (CODEMAM), participou do evento e fez a distribuição gratuita de cerca de cem mudas nativas. Além da programação ambiental, quem circulou pela Rua de Eventos também teve acesso às tradicionais Feiras do Produtor e Artesanato e cães para adoção da Associação de Amparo aos Animais Arroio-meenses (APAAM).

   Consciente sobre a importância dos cuidados com o Meio Ambiente, a farmacêutica Bárbara Cristina Sott Hoffmesiter, 25, aproveitou a campanha para descartar bateria de moto, jarra elétrica, rádio, vídeo game, pilhas e outros resíduos que não funcionam mais. “Já estava esperando o dia para fazer o descarte correto. Antes do Município realizar a Campanha acabávamos utilizando o lixo comum e isso ao longo do tempo traz consequências muito ruins, contamina o solo e a água”, alerta. “É um ciclo que volta para nós de alguma forma”, finaliza.

   O Jogue Limpo com Arroio do Meio é uma iniciativa da Administração Municipal/ Departamento do Meio Ambiente, e conta com o apoio de empresas especializadas no ramo de reciclagem. Novas campanhas devem ser realizadas no segundo semestre do ano, em datas a serem confirmadas.

Alguns números das 16 edições da Campanha de Descarte:
2.102 celulares; 1.481 televisores; 594 monitores; 451 CPUs; 290 impressoras; 2.296 litros de óleo de cozinha; 2.962 quilos de papel/papelão/plásticos/garrfas pet; 735 quilos de pilhas e baterias.

Legenda 1: Antes das 9h, a Rua já estava tomada de resíduos eletrônicos;

Legenda 2: Pequeno Luis Henrique Poletto, 5, pegou muda nativa do CODEMAM para replantar;

Legenda 3: Alunos e professores da Escola de Arroio Grande apresentaram projeto ambiental desenvolvido no Distrito.


Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.