Legenda 1: Pavimentação comunitária da rua Sete de Setembro/São Caetano iniciou recentemente; Legend
Publicado em 02 JUN 2016
62 ruas de Arroio do Meio foram pavimentadas em três anos - União entre iniciativa privada e Poder Público transforma a infraestrutura urbana

ARROIO DO MEIO – Mais de 60 ruas de Arroio do Meio foram pavimentadas com pedras de basalto desde 2013. O levantamento é da Secretaria de Planejamento, somando iniciativas privada – loteadores, de moradores - pavimentações associativas, parceria entre Poder Público e moradores – pavimentações comunitárias e recursos públicos.
Pioneiro na execução de loteamentos pavimentados, o empreendedor João Carlos Hilgert iniciou a prática ainda em 2012, visando oferecer qualidade aos seus clientes. Entre execuções totais e parciais, 19 ruas foram pavimentadas em cinco loteamentos neste período e novas estão projetadas até o final do ano. “Arroio do Meio está bem localizado no Vale do Taquari, o que atrai pessoas de outras cidades da Região para moradia e nós queremos oferecer um diferencial para o cliente”, explica.

Outro exemplo eficiente de iniciativa privada pode ser visto no bairro Aimoré, onde a pavimentação do loteamento Jardim do Sol, somada à pavimentação comunitária da rua Friedhold Kuhn, motivou os moradores da transversal Pernambuco a se unirem para viabilizar o calçamento do trecho de chão batido, localizado entre as vias calçadas, por meio do sistema de associativa. “Chegamos num consenso entre vizinhos e procuramos a Prefeitura para nos informar a respeito dos trâmites burocráticos”, explica a moradora Elaine Loch. “Deu tudo certo e foi mais rápido do que imaginávamos”, incentiva. Além de São Caetano e Aimoré, demais iniciativas de sucesso podem ser vistas nos bairros Bela Vista e Barra do Forqueta, transformando a infraestrutura dos loteamentos e entorno.

O número expressivo resulta da adequação na legislação municipal, através da Lei 3.269/2014, que prevê a responsabilidade exclusiva do loteador na instalação de redes de drenagem pluvial, iluminação pública e pavimentação. Além disso, a política pública de incentivo à iniciativa de moradores através do sistema de associativa, garante suporte na elaboração do projeto de engenharia, acompanhamento e fiscalização da obra com engenheiro do Município e cedência de máquinas para execução de serviços de drenagem, terraplenagem e patrolamento da via, com o objetivo de facilitar e agilizar a realidade de vias calçadas em toda área municipal.

Para o Prefeito Sidnei Eckert, essas alterações possibilitam melhorias na infraestrutura dos loteamentos e novas perspectivas de crescimento planejado. “Essas ações da iniciativa privada potencializam o desenvolvimento do Município”, elogia. “Arroio do Meio cresce a olhos vistos e o Poder Público não tem como dar conta desta demanda sem a parceria com loteadores e moradores”, afirma.