Publicado em 16 DEZ 2011
Projeto social beneficia crianças no Natal

Bonecas e dados de pano fizeram a alegria das crianças das oito Escolas Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs) do município esta semana. O presente antecipado de Natal foi entregue pelo Grupo de Convivência Alto Astral, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Ao todo, 64 bonecas e 32 dados foram doados às escolas. O trabalho de confecção dos brinquedos já vinha sendo realizado durante todo o ano com as idosas que participam de encontros semanais no CRAS, localizado no sub solo da Prefeitura Municipal. Sob orientação das assistentes sociais Fernanda Jachetti e Renata Weber, professora de artesanato Gládis Labres e participação da estagiária Roseleni Feil, as componentes do Grupo foram estimuladas a reproduzir brinquedos que lembrassem as suas infâncias, entrando no consenso de confeccionar bonecas e dados de pano. Desde 2009 a administração municipal vem trabalhando na remodelação e ampliação do espaço físico e equipe de trabalho do CRAS. Ao todo, 16 grupos são atendidos, envolvendo famílias, idosos, gestantes, jovens, beneficiários do Bolsa Família e catadores, em oficinas educativas e de geração de renda. –Através de um profissional de artesanato ensinamos técnicas que podem ser usadas pelos participantes como forma de geração ou ampliação de renda, com o objetivo de melhorar as condições de vida destas pessoas–, explica Fernanda. Entre as oficinas realizadas nos encontros semanais dos grupos, estão a confecção de edredons, roupas de cama, utensílios de argila, decoração de chinelos e arte em madeira. O material para a realização das oficinas é disponibilizado gratuitamente aos participantes, através de recursos municipais e federais. As Assistentes Sociais afirmam que os principais objetivos do projeto são o trabalho do enfrentamento das dificuldades com o grupo, fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, geração de renda mínima aos participantes e resgate da auto-estima, estimulando a inclusão social destes cidadãos através dos Grupos.